quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Prazo para cadastramento termina hoje e eleitores enfrentam longas filas

- Publicidade -

O prazo para que o eleitor regularize sua situação – tire o primeiro título, solicite transferência de domicílio eleitoral ou peça alteração de endereço no título em caso de mudança de residência dentro do mesmo município – e participe das eleições municipais no dia 2 de outubro acaba nesta quarta-feira (4). Muitas pessoas deixaram para resolver tais questões no último dia e estão enfrentando longas filas no Fórum Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), no bairro do Tirol, zona Leste de Natal.
O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado
No local, mais de mil fichas já haviam sido distribuídas às 11h e aproximadamente 400 pessoas haviam recebido atendimento preferencial. A expectativa é de que cerca de duas mil pessoas sejam atendidas até a noite. De acordo com Josafá Oliveira, servidor do TRE/RN, cada eleitor aguardava cerca de três horas e meia para ser atendido. “Essa cultura do brasileiro é incrível. O chamamento da Justiça Eleitoral era pedindo que as pessoas não deixassem para o último dia. O prazo foi aberto há um ano e oito meses. Tudo que está se fazendo hoje poderia ter sido feito há um ano, por exemplo”, ressaltou o servidor.

A estudante Beatriz Lima, de 17 anos, enfrenta a fila para tirar seu título de eleitor. Ela já será maior de idade nas eleições, pois completa 18 anos em setembro, portanto, votará obrigatoriamente.”É provável que eu perca aula à tarde, mas é importante exercer a cidadania”, afirma a estudante. Já a operadora de caixa Vitória Silva, de 42 anos, aguardava para transferir seu título de Brasília para Natal. “Só vim porque é obrigatório. É um documento importante e por isso que tomei até banho de chuva aqui na fila. E quero receber meu comprovante, já que faltei trabalho”, relatou Vitória.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o cadastramento e as alterações no dia 1º de novembro e registrou até ontem mais de 6 milhões de pedidos de emissão de títulos novos e cerca de 4,2 milhões de solicitações de transferência de domicílio eleitoral.

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e quem tem mais de 70 anos e possui título de eleitor. Quem não comparecer dentro do período estipulado pelo cronograma para cada município e zona eleitoral, terá o título cancelado.

Hoje também é o prazo final para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida peça sua transferência para uma seção eleitoral especial.

Esta quarta-feira, no entanto, não é a data final para resolver algumas questões eleitorais, como retirar a segunda via do título de eleitor, cujo prazo vai até o dia 22 de setembro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas