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Prefeito eleito anuncia nomes de 14 secretários

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O prefeito eleito Carlos Eduardo anunciou os primeiros nomes dos secretários da Prefeitura de Natal na próxima gestão. Através de uma nota distribuída à imprensa na manhã de sábado, Carlos Eduardo confirmou 14 nomes, alguns indicados para secretarias importantes como a de Meio Ambiente, Saúde e Educação. Outras áreas como limpeza urbana, turismo, serviços urbanos, tributação e obras devem ser anunciados posteriormente. Dos nomes confirmados, dois são de indicações de aliados e cinco são remanescente da última administração de Carlos Eduardo à frente da Prefeitura de Natal. A maioria dos nomes é indicação do próprio prefeito eleito.
Carlos Eduardo, com Virgínia Ferreira:  reforma aguarda conclusão do trabalho da equipe de transição
Virgínia Ferreira (Planejamento), Justina Iva (Educação), Heverton Freitas (Comunicação), Dácio Galvão (Cultura) e Elequicina dos Santos (Mobilidade Urbana) trabalharam com Carlos Eduardo na Prefeitura dO Natal no período 2005/2008. As secretarias atualmente ocupadas por esses gestores são as mesmas já ocupadas na gestão anterior. Todos esses, segundo informações do futuro secretário do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, são da cota pessoal de Carlos Eduardo. Outros nomes que passaram pelo indicação do prefeito são Dionísio Gomes (Administração) e Ilzamar Silva Pereira (Assistência Social).

Marcelo Toscano, indicado para a pasta de Meio Ambiente e Urbanismo, é uma indicação do vice-governador Robinson Faria, do PSD. Já Luiz Eduardo Machado Pereira foi indicado pelo PPS, de Wober Júnior. Os dois partidos estiveram com Carlos Eduardo durante a última campanha eleitoral. Membros que vêm atuando ativamente na comissão de transição foram contemplados. É o  caso de Homero Grec, que trabalhou em várias frentes desde o início da transição, como a retirada da Prefeitura de Natal do cadastro de inadimplentes do Governo Federal. Carlos Castim também faz parte da transição e será nomeado Procurador Geral do Município.

Segundo informações coletadas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, falta ainda acomodar indicações da vice-prefeita eleita de Natal, Wilma de Faria. A quantidade de cargos pendentes no primeiro escalão ainda não está definida, principalmente porque não se sabe a quantidade de secretarias a serem mantidas na próxima gestão municipal.

“A relação ainda não está completa porque o prefeito ainda faz algumas consultas e sondagens sobre nomes para ocupar outras pastas. Também não está completamente definida a estrutura que será mantida na Prefeitura”, aponta a nota distribuída pela Assessoria de Comunicação do prefeito eleito, Carlos Eduardo. As mudanças estão sendo estudadas. “A equipe de transição ainda está estudando as mudanças que serão propostas, inclusive de nomenclatura das secretarias, mas isso só deverá ser oficializado através de projeto de lei que será enviado pelo futuro prefeito à Câmara Municipal depois do recesso”, complementa a nota.

O trabalho dos futuros secretários da Prefeitura de Natal já foi iniciado. De acordo com a nota distribuída ontem à imprensa, a ideia é coletar desde já informações que possam dar subsídio para a futura gestão, assim como tem sido feito pela equipe de transição. “Os nomes já definidos e que ainda não fazem parte da equipe de transição já começam a trabalhar, cada um buscando as informações para fazer a transição nas suas respectivas pastas”, garante a nota.

Nomes dos secretários anunciados pelo prefeito eleito Carlos Eduardo

Gabinete Civil
Sávio Ximenes Hackradt
 Formado em Comunicação Social pela UFRN e Pós-Graduado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professor convidado na Pós-Graduação em Marketing Político e Propaganda Eleitoral. Foi candidato a senador em 2010 pelo PCdoB e a vereador em 2012 pelo PDT. É vice-presidente do PDT no Rio Grande do Norte.

Planejamento
Maria Virginia Ferreira Lopes
Formada em Economia pela UFRN (1981); especialização em Planejamento e Orçamento (1985), Projetos Econômicos e Sociais (1987). Trabalha no Dieese onde ocupou a função de supervisora técnica do escritório (1989-2005). Foi secretária de Planejamento da Prefeitura de Natal (2005-2008) e Coordenadora do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Norte (2009-2012).

Administração
José Dionísio Gomes da Silva
Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Universitária, Mestre em Administração, Doutor em Controladoria, professor da UFRN desde 1992.  Secretário-Executivo do MARCCO – Movimento Articulado de Combate à Corrupção.

Educação
Justina Iva de Araújo Silva
Graduada em Serviço Social pela UFRN (1971), especialista em gestão pública (2002) e mestra em educação pela mesma instituição, onde exerceu o magistério no curso de Serviço Social de 1974 até 1994. Ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/RN (2001-2006) e da UNDIME Nacional (2007/2009). Desde 2009 trabalha com consultoria em gestão e projetos pedagógicos para Estados e Prefeituras.
 
Saúde
Cipriano Maia de Vasconcelos
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980),  doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gestão Em Saúde.

Comunicação Social
Heverton Santos Freitas
Formado em Comunicação Social – habilitação Jornalismo – pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero de São Paulo (1986). Trabalhou como repórter e colunista do Caderno Agrofolha, do jornal Folha de S. Paulo, revista DBO Rural. Foi secretário de Comunicação de Natal (2001 a 2008).
 
Meio Ambiente e Urbanismo
Marcelo Toscano
Engenheiro civil graduado pela Universidade Potiguar (UNP), tem pós-graduação em Gás e Petróleo pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) e cursa atualmente o MBA em Gestão Empresarial Ambiental. Diretor-geral do Instituto do Idema/RN (de janeiro a novembro de 2011) e vinha exercendo a função de coordenador-geral da Vice-Governadoria (a partir de maio de 2012).

Cultura
Dácio Galvão
Mestre em Letras pela UFRN na área de concentração em Literatura Comparada, Doutor em Estudos da Linguagem na linha de pesquisa “Literatura e Memória Cultural” também pela UFRN; presidente do Conselho Curador da Fundação Cultural Helio Galvão. Exerceu ainda a presidência da Fundação Capitania das Artes (2004-2008)
 
Assistência Social
Ilzamar Silva Pereira
Graduada em Serviço Social e Pedagogia pela UFRN, possui mestrado em Serviço Social pela mesma Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde também atua como pesquisadora do Grupo de Políticas Sociais e Desenvolvimento Regional. Foi secretária-adjunta de Assistência Social do Município de Natal (2005-2008), e gerente da Política Estadual de Assistência Social da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – Sethas (2009).
 
Mobilidade Urbana
Elequicina dos Santos
Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho formada pela UFRN, possui especialização em Planejamento e Gerência de Transportes. Foi titular da então Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (2003-2008). Presidiu o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Engenharia (CREA/RN) de 2000 a 2005. Também exerceu a presidência do Sindicato dos Engenheiros do Estado (SENGE/RN).

Procuradoria
Carlos Santa Rosa A. Castim
Procurador concursado do Município de Natal, pós-graduado em administração municipal pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.  Procurador Geral do Município de Natal no período de 2001 a 2002; Foi Sub Chefe da Casa Civil do Governo do RN no período de 2003 a 2006; Ex-secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte no período de fevereiro de 2007 a julho de 2008.
 
Controladoria
Fábio Sarinho
Formado em Engenharia Elétrica e em Direito pela UFRN, em 1992 e 1999, respectivamente. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela UNP. No TCE/RN, foi Coordenador Técnico-Jurídico do Ministério Público junto ao TCE/RN, na gestão do então Procurador-Geral Carlos Thompson, atuando, após, como Assessor do mesmo como Procurador e como Conselheiro. Instrutor de Licitações e Contratos, inclusive da Escola de Contas do TCE/RN. Advogado atuante na área desde 2000.
 
Secretaria de Esporte e Lazer
Luiz Eduardo Machado Pereira
Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – Com habilitação em marketing. Universidade Potiguar – UNP; MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; Curso EMPRETEC – Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa. Especialização em Marketing – Toronto – Canadá.
 
Habitação e Saneamento
Homero Grec Cruz Sá
Engenheiro elétrico (UFRN/1982) e Direito (UnP/2005). Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal há 30 anos, tendo ocupado os cargos de Gerente Geral, Auditor, Gerente Regional de Habitação e Saneamento para o RN e Superintendente eventual. Secretário de Habitação e Regularização Fundiária (2009-2010) do Município de Parnamirim, onde trabalhou no programa Minha Casa Minha Vida. Foi vereador em Parnamirim e Assessor Especial da Presidência da Caern.

Prefeito vai extinguir secretarias

A ideia de promover um enxugamento da máquina pública municipal continua firme. Segundo o prefeito eleito Carlos Eduardo, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o propósito de diminuir a quantidade de secretarias será mantido. Contudo, ainda não há confirmação de quantas pastas e cargos devem sofrer mudanças por conta desse enxugamento. “A ideia está mantida, mas ainda não há definição sobre quantidade nem quais pastas serão atingidas”, lembra Carlos Eduardo.

Anteriormente, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o prefeito eleito admitiu como possível a redução de aproximadamente 45% das atuais 27 Secretarias e de 50% dos 1.050 cargos em comissão, presentes na estrutura administrativa do Município.

Segundo o futuro secretário municipal de Administração, Dionísio Gomes, cujo nome foi anunciado no sábado em nota do prefeito eleito, a equipe de transição já trabalha no diagnóstico de quantas pastas serão afetadas pela mudança. A ideia é promover a junção de secretarias sem perder a eficiência do trabalho. “Podemos ter duas secretarias em uma, com a mesma eficiência e um custo menor”, explica Dionísio Gomes. E complementa: “Não iremos anunciar nada porque não batemos o martelo ainda com o prefeito eleito”.

Na prática, a medida irá transferir o trabalho de uma das pastas para a outra. “A junção consiste em transferir o trabalho de uma para a outra, sem perder eficiência e qualidade no trabalho”, explica Dionísio. O secretário de Administração ficou incumbido, durante a transição, de elaborar um estudo de reforma administrativa. Esse estudo precisa passar ainda pelo crivo do prefeito eleito. O foco recomendado pelo futuro prefeito foi o de identificar gargalos, orientar sobre superficialidades gerenciais na máquina, os quais devem ser suprimir e, enfim, reduzir o tamanho da máquina administrativa.  

Apesar da falar sobre a extinção de secretarias, o anúncio da Prefeitura aponta para a criação de mais uma pasta: cultura. De acordo com Dionísio Gomes, a Fundação Capitania das Artes, responsável pela execução da política cultural, continuará a existir. Ao mesmo tempo, haverá uma secretaria de cultura, com orçamento e estrutura próprias. “O Dácio Galvão irá acumular a secretaria de Cultura e a Funcarte”, diz o futuro secretário de administração. A criação da Secretaria Municipal de Cultura foi um compromisso de campanha de Carlos Eduardo.

O prefeito também reafirmou a decisão de não aplicar, no âmbito do executivo, o reajuste de 78% na remuneração dos cargos de prefeito, vice e do secretariado, aprovado pela Câmara Municipal. “Em relação à nossa gestão, a decisão é por não implementar o reajuste, haja vista o quadro de falência financeira da Prefeitura”

Bate papo – Carlos Eduardo » prefeito eleito

A idéia de extinguir secretarias está mantida?
A ideia está mantida, mas ainda não há definição sobre quantidade nem quais pastas serão atingidas.

Dos nomes divulgados a maioria já trabalhou na gestão anterior. Qual o perfil que o senhor está adotando para escolha do secretariado?
O perfil é eminentemente técnico. O que não significa que não possa haver indicações políticas. Não só podem como ocorrerão, pois entendemos que precisamos administrar com a valiosa colaboração dos aliados que participaram ao nosso lado da disputa eleitoral. Mas as indicações dos aliados precisarão atender a esse critério do perfil técnico e da qualificação dos indicados para os cargos que assumirão.
 
Nesta primeira fase, alguns partidos aliados foram contemplados com cargos na administração – caso do PCdoB, PPS e PSD. O PSB da vice Wilma de Faria será contemplado com alguma Secretaria?
Sim, a vice-prefeita Wilma de Faria fará indicação para o Secretariado. O quadro não está completo e essa é uma questão que ainda estamos conversando.

Uma polêmica domina as redes sociais sobre o reajuste da remuneração dos ocupantes de cargos de prefeito, vice, secretários e vereadores. No âmbito executivo, qual medida será adotada?
A medida que está sendo deliberada pela Câmara Municipal é determinada pela legislação e entra na pauta das Casas Legislativas em todos os fins de quadriênios, de modo a que elas fixem tetos para os subsídios dos prefeitos, dos vices, dos secretários e dos vereadores para os quatro anos subsequentes. Isto em todo o país, não apenas em Natal. Em relação à nossa gestão, a decisão é por não implementar o reajuste, haja vista o quadro de falência financeira da Prefeitura.

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