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Prefeitura adia conclusão de obras

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Nadjara Martins
repórter

Pela quarta vez consecutiva, a entrega de quatro das cinco últimas obras de mobilidade do Complexo Viário Arena das Dunas foi adiada pela Prefeitura de Natal. Hoje, apenas o túnel da avenida Capitão-Mor Gouveia será liberado para o tráfego, a partir das 17h. O túnel da avenida Raimundo Cháves, assim como as passarelas da Prudente de Morais e Morais Navarro, só serão entregues na próxima segunda-feira (21). O viaduto da BR-101 ficou para 31 de julho.
Túnel da Avenida Capitão-Mor Gouveia, no entroncamento com a Prudente de Morais, será liberado nesta terça-feira pela Semopi
Entretanto, elas não são as últimas obras devidas pela Prefeitura de Natal: a finalização da obra de macrodrenagem do entorno ainda está em finalização e só deve ser entregue em 31 de agosto. Após a entrega, o binário da avenida Jerônimo Câmara e Mor Gouveia será iniciado, com previsão de entrega para outubro.

As obras do complexo Dom Eugênio de Araújo Sales foram iniciadas em outubro de 2013, com previsão de entrega para 30 de maio, duas semanas antes da Copa do Mundo. Entretanto, apenas o viaduto estaiado da Prudente de Morais e quatro túneis (Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara, Prudente de Morais) foram liberados até o evento. Durante os dias de jogos na cidade ou da Seleção Brasileira, a movimentação nos canteiros era suspensa.

Desde então, as obras tiveram as datas postergadas mais duas vezes: 15 de junho e, logo depois, 10 de julho.

De acordo com o secretário municipal de obras públicas e infraestrutura, Tomaz Pereira Neto, os atrasos sucessivos têm três causas: a greve dos ônibus, que durou uma quinzena inteira de junho e diminuiu a força de trabalho, e as recorrentes precipitações do inverno em Natal.  Some-se os fatores aos feriados causados pela Copa do Mundo. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Natal chegou a registrar 320 milímetros de chuvas em apenas dois dias do mês.

“Tivemos as chuvas, os jogos em Natal, greve dos ônibus e mesmo assim conseguimos entregar parte das obras. O prazo contratual está sendo cumprido, é de 330 dias”, ressalta Tomaz Neto.

O secretário afirma que o túnel da Mor Gouveia, por exemplo, estava pronto desde a última sexta-feira (11), mas não pôde ser entregue por causa da ausência de sinalização. Esta, por sua vez, não pode ser aplicada no dia devido às chuvas que caíram sobre a capital.

Av. Capitão Mor Gouveia
Lote: 2
Obra: Túnel no entroncamento com a Prudente de Morais e reestruturação da avenida
Custo: R$ 555,5 mil (túnel) e R$ 802,8 mil (reestruturação)
Data: 15 de julho (túnel)

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), a obra será entregue hoje, às 17h, mas foi finalizada desde a última sexta-feira. Até a manhã de ontem, o túnel ainda estava sendo lixado e recebendo camadas de verniz, mas a expectativa era que o serviço fosse liberado ainda hoje.

Mas o trecho entre os cruzamentos com as avenidas 6 (Rua dos Canindés) e 9 (Av. Coronel Estevam) ainda está em obras. O calçamento previsto ainda não foi concluído, assim como o sistema de drenagem e pavimentação. Em frente à rodoviária, o trânsito é caótico uma vez que parte do contrafluxo segue interditado.

De acordo com Tomaz Neto, o trecho está recebendo uma adutora de 500 milímetros feita de PVC, para substituir a atual da Caern, feita de amianto. Segundo ele, a substituição será finalizada até 20 de julho – próximo domingo – e a avenida Mor Gouveia será totalmente liberada até 15 de agosto.

Av. Jerônimo Câmara/Mor Gouveia
Lote: 1
Obra: túnel da Jerônimo com entroncamento para Prudente de Morais e binário com a Mor Gouveia
Custo: R$ 114 milhões (binário e reestruturação da Mor Gouveia)
Data: outubro de 2014

A avenida Jerônimo Câmara foi uma das primeiras a ter o túnel liberado para uso da população, no dia 10 de junho. Entretanto, a avenida ainda aguarda a conclusão das obras de calçamento padronizado, a microdrenagem e sua posterior conexão com a avenida Mor Gouveia, formando um binário. 

O binário prevê que nas proximidades da rodoviária até a Prudente, o fluxo de veículos seja em sentido único. Já no trecho entre a rodoviária e a BR 226, o fluxo acontecerá nos dois sentidos com faixas de ônibus exclusivas.

Segundo a Semopi, a expectativa é que a obra seja finalizada somente em outubro, após a conclusão da obra de macrodrenagem do entorno do Arena. A drenagem, que beneficiará 33 ruas, deve ser concluída até o final de agosto.

Marginal da BR-101
Lote: 2
Obra: viaduto na marginal da rodovia
Custo: R$ 555.5 mil
Data: 31 de julho

Diferentemente das demais obras, o viaduto que margeia a BR101 só teve início em meados de janeiro, após liberação do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) para intervenção nas vias.
Viaduto na marginal da BR-101 será entregue no final deste mês
Para a Semopi, a demora na readequação do projeto, somado às constantes chuvas, favoreceram a demora na entrega do viaduto. Antes da data de 31 de julho, foram estabelecidas 30 de junho e 15 de julho, nenhuma delas cumpridas. Durante a Copa do Mundo, o viaduto permaneceu sob tapumes.

A secretaria informou que a obra deve entregue no último dia deste mês. O material de terra armada – usada nas vigas de início e fim do viaduto – estava úmido por causa das chuvas, o que impediu a continuidade da obra. “Vamos esperar o material secar um pouco para concluir”, arrematou Tomaz Neto.

Passarelas
Lote: 2
Obra: construção das passarelas entre as avenidas Prudente de Morais e Lima e Silva e a partir da Morais Navarro (lateral do Sebrae)
Custo: R$ 654.2 mil
Data: 21 de julho

De acordo com a Semopi, as duas passarelas já estão em fase de acabamento, com 98% de conclusão.

A passarela da Prudente de Morais está em fase de lixamento do concreto, revestimento com verniz e  finalização da pintura dos guarda-corpos. Uma estrutura de concreto localizada na lateral do viaduto será ma escadaria, que será concluída até dia 21, de acordo com a secretaria. Já a Morais Navarro ainda aguarda a instalação e pintura dos guarda-corpo e os acabamentos.

Av. Raimundo Chaves
Lote: 2
Obra: túnel no entroncamento com a Prudente de Morais
Data: 21 de julho

A primeira data de entrega da obra foi 12 de junho, mas as chuvas impediram a finalização das estruturas. A Semopi afirma o túnel está 98% concluído, aguardando apenas a sinalização e pavimentação.

A secretaria ainda aguarda liberação do Governo do Estado para derrubar uma guarita e uma lanchonete na entrada do Centro Administrativo, para posterior alinhamento e pavimentação para saída do túnel.

Nas laterais do túnel, as obras das calçadas já estão sendo concluídas.

Calçadas
Lote: 3
Obra: Readequação de 55km de calçadas nas vias de entorno ao Arena das Dunas
Custo: R$ 25,4 milhões
Data: indefinida

As obras de padronização das calçadas nas principais vias de entorno do Arena das Dunas foram iniciadas, mas paralisadas em maio deste ano, após questionamento do Ministério Público. Apenas 8% do serviço chegou a ser concluído.

De acordo com a promotora de Justiça Rebecca Nunes, o MPE não solicitou a paralisação da obra, mas questionou o modelo de acessibilidade. Uma ação conjunta entre três promotorias questionava a obra de padronização das calçadas em todo o município.
A Semopi acredita que poderá dar andamento à obra a partir de agosto, mas a promotora Rebecca Nunes informou que ainda aguarda os projetos de calçamento chegarem ao MPE para dar prosseguimento à investigação.

Reurbanização da Orla*
Obra: readequação de toda a orla entre Ponta Negra e Praia do Meio; construção de quiosques e ciclovias
Custo: R$ 13 milhões
Data: Final de agosto

A obra de readequação já ganhou três datas: 30 de maio, dez de julho e final de julho. Agora, devido aos atrasos na entrega das esquadrias (telhados de quiosques), às chuvas e à ação de vândalos, a Semopi acredita que a obra só será entregue ao final de agosto.

O calçadão e o enrocamento da praia de Ponta Negra – esta uma estrutura de contenção provisória para evitar o deslizamento – já estão praticamente concluídos. Falta apenas um trecho na subida da avenida Erivan França com a Rua Tivoli. Parte dos quiosques no trecho da zona sul já receberam revestimento externo e interno; já o da orla da zona leste precisa ser refeito periodicamente, devido às constantes depredações.

Segundo a Semopi, as esquadrias serão entregues no final de julho, e só então a obra será concluída. Atualmente, 125 operários trabalham na orla.

Linha do tempo

2013
15 de setembro – prefeito assina ordem de serviço para obras na orla da capital
22 de outubro de 2013 – iniciam as obras no entorno do Arena das Dunas. Estava prevista a construção de seis túneis, duas passarelas e dois viadutos
30 de outubro de 2013 – iniciam as obras de reurbanização da orla

2014

23 de maio – Prefeitura entrega túnel da Romualdo Galvão. As demais obras ficam para o dia 30
30 de maio – primeira data para entregas das obras da orla. Adiada.
9 de junho – Prefeitura inaugura complexo viário com liberação do viaduto estaiado da Prudente, túneis da Lima e Silva com São José e Jerônimo Câmara
10 de junho – Data de entrega das obras na orla. Adiada.
15 de junho – Data para entrega do túnel da Raimundo Chaves e BR 101. Adiada.
10 de julho – Data para entrega das passarelas. Adiada.
15 de julho – Estimativa de entrega do túnel da Mor Gouveia
20 de julho – Data para entrega da obra na BR 101. Adiada.
21 de julho – Data para entrega das passarelas da Prudente, Morais Navarro e túnel da Raimundo Chaves
31 de julho – Estimativa de entrega da BR 101
Agosto – Data para finalização dos quiosques da orla e das obras da Mor Gouveia
Outubro – Entrega do binário da Mor Gouveia com Jerônimo Câmara

Trânsito orientado
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) afirmou que disponibilizará uma equipe com seis fiscais de trânsito para orientar o fluxo de veículos na Mor Gouveia, após a liberação do túnel da avenida, às 17h.

O secretário adjunto de trânsito, Walter Pedro, afirma que a equipe ficará disponível ao longo da semana. “Acreditamos que não haverá tanta dificuldade, pois a população já assimilou os desvios. Só ao longo da semana a população começará a testar”, ponderou.

Após a finalização de todas as intervenções no Complexo Viário do Arena das Dunas, as empresas responsáveis pela obra – EIT Engenharia e Consórcio Ferreira Guedes-Queiroz Galvão – terão que reconstruir as paradas de ônibus que foram deslocadas. De acordo com a Semob, as paradas devem seguir o novo padrão da Prefeitura. São 12 paradas somente nas avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara. “As empresas que estão fazendo as intervenções terão que entregar as obras já com as paradas”, completou Walter Pedro.

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