sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Prefeitura inicia macrodrenagem

- Publicidade -

As obras de macrodrenagem da encosta de Mãe Luiza, na zona leste de Natal, foram iniciadas nesta terça-feira  (3). De acordo com a Prefeitura de Natal, a empresa responsável pelo serviço, Tecnopav, já recebeu mil, dos 2.200 metros de tubulação. Segundo o secretário adjunto de Operação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Caio Múcio Pascoal, a macrodrenagem vai escoar as águas da chuva, não permitindo que as mesmas acumulem em um único lugar.
Prefeitura não informou em quanto tempo as obras de macrodrenagem serão concluídas
Ele disse que a drenagem principal, que vai da rua Guanabara à avenida Silvio Pedrosa também começou. Dos 70 metros de tubulação previstos, 18 metros já foram feitos, o que corresponde a seis vezes mais à galeria que existia no local. Ainda segundo Caio Múcio, serão precisos mais quatro meses para a segurança total da obra. “A escadaria que construiremos mede 73 metros e a rampa de acessibilidade chega aos 300 metros”, informou o adjunto.

A Semov também trabalha na drenagem e pavimentação de 31 ruas no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste. As obras iniciaram na travessa Peixe-boi e na rua Felipe Dias.  Na área, a empresa Teconpav já concluiu a drenagem das ruas Felipe Dias e Leonardo Gama I, além de ter iniciado a drenagem da rua Maricel. A empresa trabalha com 56 homens no local e duas retroescavadeiras. O valor do contrato é de R$ 2.226.000 milhões.

O lugar onde atualmente está a cratera aberta pelas chuvas em junho do ano passado, entre as ruas Atalaia e a avenida Sílvio Pedroza, em Mãe Luiza começou a ser aterrado no final do mês de janeiro. As obras de reurbanização da área estão à cargo da empresa TecnoPav. Os reparos começaram no dia 12 de janeiro e o projeto se divide em quatro etapas. As duas primeiras foram  obras de segurança e o aterro, quando foram retiradas as tubulações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) – colocadas em caráter emergencial para escoamento de água, em caso de chuvas – e de aterramento da cratera.

Somente após a conclusão das obras de macrodrenagem,  o lugar tomará nova forma, com a construção do posto policial e do acesso ao morro, com rampas e escadaria. A iluminação e o projeto paisagístico completam a obra, que ao todo custará R$ 5,6 milhões, com recursos federais. Cerca de 40 homens, sendo nove do bairro estão trabalhando na reconstrução da área afetada por deslizamentos no ano passado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas