sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Prefeitura quer inaugurar duas UPAs este ano

- Publicidade -

A Prefeitura de Natal deve inaugurar, ainda este ano, duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) nas Zonas Norte e Sul de Natal, informou o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca. “A UPA do conjunto Santarém está com 80% das obras concluídas e devemos entrar em junho”, disse ele.

#SAIBAMAIS#Luiz Roberto Fonseca afirmou que a UPA do Santarém vai custar R$ 2,3 milhões, enquanto a segunda UPA, a ser inaugurada em dezembro numa área próximo a rótula das avenidas do Xavante e Omar O’Grady, no Cidade Satélite, “terá um custo de R$ 100 mil a mais por conta de obras de adequação do terreno”. Ambas são do tipo II, como a de Pajuçara, na Zona Norte de Natal.

O secretário municipal de Saúde informou, ainda, que até o começo do segundo semestre deste ano deve ocorrer a transferência da Maternidade das Quintas para um prédio na avenida Bernardo Vieira com a rua Rui Barbosa, em Morro Branco, “que está sendo negociada a sua locação”. Segundo ele, a maternidade das Quintas “está muito deteriorada e precisa ser derrubada para se construir outra no local”. Em decorrência da transferência, o número de leitos, que é de 27, será ampliado para 40.

Fonseca disse que posteriormente, no ano que vem, deverá ser ampliada a maternidade de Felipe Camarão, de 12 para 30 ou 35 leitos. Anexo funciona uma unidade básica de saúde, que será transferida para outro local naquele bairro da Zona Oeste de Natal.

Ele afirmou que até o fim de sua gestão pretende dotar as três maternidades de Natal de centro cirúrgico, serviço que hoje não é disponível em Felipe Camarão, depois que o prefeito Carlos Eduardo Alves anunciar o funcionamento do hospital municipal, como os partos cesarianos, que só são feitos nas Quintas e na Maternidade Leide Morais, da Zona Norte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas