sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Prefeituras do RN e PB adquirem ônibus Iveco Escolar

- Publicidade -

A Motoeste Caminhões, concessionária Iveco no Rio Grande do Norte e na Paraíba, comemora a excelente aceitação do ônibus Iveco Escolar junto às prefeituras desses Estados. Desde o início do programa “Caminho da Escola”, do Ministério da Educação, já foram comercializados 32 unidades do modelo CityClass adaptado para o transporte de alunos.

No Rio Grande do Norte já adquiriram os ônibus as prefeituras de Brejinho, Areia Branca, Equador, Janduís, Luis Gomes, São Tomé, Vera Cruz, Santana dos Matos, Santana do Seridó, Santa Cruz, Jaçanã, Jucurutu, Santo Antônio, Pedro Velho e Lagoa de Pedras. No Estado da Paraíba os ônibus foram comprados pelas prefeituras de Aracagi, Imaculada, Macaraca, Pocinhos, Santa Cecília, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, Teixeira, Cachoeira dos Indios, Mogeiro, Caturite, Soledade, Poço Dantas, Cuité e Fagundes.

A Iveco foi a fábrica que venceu a licitação para o fornecimento dos ônibus com 27 lugares (VE-01) por R$ 123 mil. O “Caminho da Escola” é um programa do governo federal para possibilitar o transporte escolar, principalmente  na zona rural. O programa foi criado com os seguintes objetivos: renovar a frota de veículos escolares; garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e, finalmente, contribuir para a redução da evasão escolar, visto que o transporte diário possibilita ampliar o acesso e a permanência na escola dos estudantes da zona rural matriculados nas redes estaduais e municipais.Outro objetivo do programa é justamente possibilitar a  redução dos preços dos veículos (adquiridos via isenção de tributos como IPI, ICMS, PIS, COFINS); a padronização dos veículos de transporte escolar e ao aumento da transparência nessas aquisições, oferecendo maior qualidade no transporte dos estudantes que residem em áreas rurais.O FNDE está investindo R$ 1,15 bilhão no programa Caminho da Escola para a compra de mais de 6.600 ônibus escolares.

Formas de aquisição

Existem várias formas para Estados e municípios participarem do programa e adquirirem ônibus escolares zero quilômetro com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias da zona rural brasileira. FormasCom recursos próprios, bastando aderir à Ata de Registro de Preços; por meio de emendas parlamentares; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social),que disponibiliza linha de crédito especial para isso. Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal são algumas das instituições financeiras credenciadas para operar com o BNDES.

Robustez, economia, baixo custo operacional, tecnologia de ponta, segurança, agilidade e conforto são as principais características do IVECO da linha CityClass adaptado para o programa Caminho da Escola. Com capacidade para 27 passageiros e implementado com carrocerias Neobus, o CityClass é produzido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). Segundo a Iveco, o CityClass atende às especificações exclusivas impostas pelo governo federal, próprias para o transporte de estudantes, e revelou condições técnicas totalmente adequadas às necessidades de tráfego da zona rural brasileira. O faturamento dos veículos é feito diretamente pela Iveco às prefeituras.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas