sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Presidente do PMDB defende amplo diálogo na base aliada

- Publicidade -

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, defende um amplo diálogo entre a governadora Rosalba Ciarlini e os representantes dos partidos da base aliada. Ao analisar declarações da governadora, que sinalizou com a possibilidade de ampliar os espaços do PMDB na administração estadual, ele afirmou que o problema não está limitado ao relacionamento com os peemedebistas. Para o deputado, é necessário discutir uma recomposição com as demais legendas da base de apoio.
Henrique Eduardo vai se reunir com Lula
“Não adianta ter conversa com o PMDB, a insatisfação é generalizada. Todo governo tem um grupo político de apoio, de sustentação, que discute estratégias, faz críticas e pede reformulações. Não vejo um grupo político em torno de Rosalba”, disse o deputado federal. Ele analisou que é preciso uma discussão conjunta sobre projetos e ideias a médio e longo prazos.

Para Henrique Eduardo Alves não adiantaria o Governo buscar apenas o PMDB para conversar. “A reunião teria que ser com o grupo político que ainda apoia o governo (de Rosalba Ciarlini), para ver se é possível mudar de cara, tornar-se resultado de um trabalho coletivo, ajudar, dar sua colaboração”, destacou o peemedebista.

O presidente da Câmara dos Deputados analisou que vê atualmente apenas conversas pontuais, “gentilezas”. “Mas não é só isso. Está faltando articulação política, um grupo político competente e verdadeiro”, completou o deputado federal.

Ele disse que o movimento da governadora de recompor o grupo político precisa envolver necessariamente o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, o senador José Agripino Maia, presidente estadual do DEM, o deputado estadual Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, além do próprio PMDB. “A questão não é só o PMDB, é a ausência de um grupo político nesse governo”, completou.

As críticas sobre o distanciamento político da governadora Rosalba Ciarlini feitas pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves reiteram declarações dadas por ele, em recente entrevista à TRIBUNA DO NORTE.  O peemedebista reclamou da falta de comunicação do Governo, da ausência de um interlocutor e confirmou o naufrágio do conselho político.

“Não é cargo por cargo, é poder contribuir, ter uma participação mais efetiva, o Governo se abrir mais, ser mais transparente até das suas dificuldades e não com conversas isoladas que não tratam o conjunto dos graves problemas que atravessa o Rio Grande do Norte”, disse, na entrevista publicada no último dia 10.

Ele disse que o Governo Rosalba Ciarlini estava pecando pelo isolamento e por tratar as questões não de forma macro e com transparência, mas de forma setorizada.

Ex-presidente Lula vai receber peemedebistas

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, terá hoje reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro, marcado para às 15h, acontecerá na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

“O presidente Lula, quando fui eleito presidente da Câmara, me telefonou parabenizando, enaltecendo, então agora eu vou retribuir o gesto e lhe fazer uma visita”, disse Henrique Eduardo Alves.

Mas a reunião terá na pauta a política de 2014? “O presidente Lula fala muito e eu também, então pode ser que surja o assunto”, respondeu o presidente da Câmara dos Deputados.

Ontem, o jornalista Fernando Rodrigues, colunista da Folha de São Paulo, noticiou, no blog que atualiza no portal UOL, a reunião de hoje. no Instituto Lula, em São Paulo. “Foi no governo do petista que começou a valer o acordo de revezamento entre PT e PMDB na Presidência da Câmara. Donos das maiores bancadas de deputados, os 2 partidos combinam em quem votar para o cargo. Elegeram Arlindo Chinaglia (PT-SP) para o biênio 2007-2008, Michel Temer (PMDB-SP) para 2009-2010 e Marco Maia (PT-RS) para 2011-2012. Agora, na vez do PMDB, o cargo ficou com Henrique Alves (PMDB-RN)”, lembrou Fernando Rodrigues.

Governo espera definição do PMDB

A governadora Rosalba Ciarlini tem declarado a auxiliares que pretende conversar com o deputado Henrique Eduardo Alves sobre a recomposição da base aliada. Assessores próximos da chefe do Executivo confirmaram que ela aguardava a reunião com os peemedebistas para termina a reforma do secretariado.

A própria governadora e o marido dela Carlos Augusto Rosado já buscaram o ministro da Previdência Garibaldi Filho para discutirem a indicação de novos peemedebistas para o primeiro escalão. Mas receberam como resposta que o assunto deve ser tratado com o deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Interlocutores de Rosalba Ciarlini garantem que ela está disposta a ceder qualquer secretaria para garantir o fortalecimento dos laços com o partido de Garibaldi Filho e Henrique Eduardo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas