quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Previsão de inverno para o NE sai hoje

- Publicidade -

Meteorologistas reunidos em Fortaleza/CE vão apresentar, na manhã de hoje, o prognóstico oficial da quadra chuvosa no Nordeste. A apresentação do documento faz parte da programação do XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, iniciado na última terça-feira, com atividades na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a portas fechadas.

As análises das modelagens numéricas feitas pelos meteorologistas terão uma novidade neste ano. Durante a Reunião Climática, também foi considerado um modelo atmosférico global gerado pela instituição estadual. O novo produto da Funceme foi levado em consideração, assim como os do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA).

Também no XV Workshop Internacional de Avaliação Climática, será realizada uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, nesta sexta-feira, logo após a divulgação do prognóstico. O Comitê é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e possui representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro.

No último domingo, a TRIBUNA DO NORTE publicou reportagem mostrando as projeções feitas pelo professor Luiz Carlos Baldicero Molion, PHD em Meteorologia e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, que  indicam a possibilidade da região enfrentar um novo ciclo de invernos abaixo da média, intercalados com períodos de estiagem pelos próximos nove anos. A projeção tem por base estudos sobre o comportamento das temperaturas nos oceanos e dados das séries históricas de chuvas nos estados nordestinos.

PROGRAMA

Nos últimos cinco anos, 60% do investimento previsto para o Programa Semiárido Potiguar já foi gasto pelo Governo do Estado, segundo o titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gilberto Jales. O projeto previa investimentos de US$ 60 milhões, sendo US$ 24 milhões aportados pelo governo, através da Semarh. O prazo para conclusão das ações, firmado há cinco anos, terminaria em novembro passado, mas, em agosto, o Governo do Estado pediu prorrogação do prazo.

Ontem, em reunião com a governadora Rosalba Ciarlini, representantes do Banco Mundial, instituição que financia o programa, confirmou a prorrogação. O prazo para conclusão das ações passou a ser março de 2014. “A questão é que nós temos um programa de seis  anos que teve hiatos de execução e agora nós temos uma concentração de 40% das ações para um prazo de praticamente um ano. É um desafio grande conseguir operacionalizar tudo isso, mas essas metas serão cumpridas”, afirmou Jales.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas