quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Previsão é de bom inverno para o interior em 2012

- Publicidade -

Roberto Lucena – Repórter

Os agricultores potiguares podem  renovar as esperanças de boa safra para os próximos meses. O primeiro trimestre de 2012 promete ser chuvoso em boa parte do Rio Grande do Norte. A previsão é dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do  Estado (Emparn) apresentada na Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte do Nordeste do Brasil ocorrida nos dias 15 e 16 deste mês, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Há um dia para o início do verão [a estação começa amanhã, dia 22], o meteorologista Alexandre Santos, afirma que a quantidade de chuva que cairá nos três primeiros meses vindouros será igual ou maior que a registrada no mesmo período desse ano. “Acreditamos que ocorrerá o mesmo que aconteceu esse ano: precipitação maior tanto no Litoral como no Semi-Árido”, disse.
Hoje, 67 municípios do RN são atendidos pela Operação Pipa
A seca que atingiu o Estado em 2010, de acordo com o estudioso, está descartada. Em janeiro e fevereiro, haverá boa quantidade de chuva, porém, será em março, segundo as previsões, que as precipitações ficaram mais volumosas. O aumento na quantidade de água será causado pelo fenômeno La Niña. “Além disso, vamos sofrer ação das zonas de convergência e a média de chuva será de 300mm para o Estado”, avisou.

De acordo com a análise e previsão das condições oceânicas e atmosféricas da Emparn realizadas no mês passado, mostram a continuidade do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial. Há tendência de que permaneça assim até o primeiro semestre de 2012. Anomalias positivas da temperatura da superfície do mar aliado a um predomínio de normalidade no Oceano Atlântico, indicam tendência de chuvas variando entre normais e acima da média sobre o Nordeste do Brasil. “Nesse contexto, o RN apresentará, no primeiro trimestre, uma condição dentro da normal a acima da média histórica”, informou Alexandre.

Apesar dos primeiros meses desse ano terem sido considerados bons com relação a quantidade de chuva, algumas regiões convivem com uma seca assustadora. Atualmente, 67 municípios precisam de assistência do Exército para suprir a necessidade de água. A chamada “Operação Pipa”, comandada pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), leva água em carros-pipa para as diversas localidades do Estado [leia entrevista e box]. Mesmo com o prognóstico positivo do Emparn, a operação deve continuar nos próximos meses.

O relatório da Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte do Nordeste do Brasil registra ainda que o RN tem como característica a alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos. “Isto significa que algumas localidades poderão receber uma quantidade de chuvas maior do que outras, não sendo descartada a possibilidade de ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte em algumas áreas devido alguns sistemas transientes”, explicou Alexandre Santos.

Municípios potiguares atendidos pela Operação Pipa

Apodi, Alexandria, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Upanema, Santa Cruz, Assu, Santana do Matos, Timbaúba dos Batistas, Tangará, Barcelona, Boa Saúde, Bodó, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Espírito Santo, Japi, Jundiá, Lagoa de Velhos, Lagoa D’Anta, Lages Pintadas, Nova Cruz, Passagem, Riachuelo, Santo Antônio, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, Serra de São Bento, Serrinha, Várzea, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Bento Fernandes, Brejinho, Fernando Pedroza, Florânia, Ielmo Marinho, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Câmara, Lagoa de Pedra, Lagoa Salgada, Lajes, Monte das Gameleiras, Parazinho, Passa e Fica, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Porto do Mangue, Santa Maria, São Bento do Norte, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Tenente Laurentino Cruz, Touros, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Equador, São João do Sabugi, Parelhas

[Fonte: Comando Militar do Nordeste (CMNE)

Bate papo

» Tenente Cerqueira, Resp.  Operação Pipa no RN

Quantos municípios e comunidades no Rio Grande do Norte são efetivamente atendidos pelo Exército Brasileiro?

Na atualidade, são atendidos 67 municípios no RN, aumentando ou diminuindo a depender das condições climáticas.

Como funciona a logística de distribuição dessa água? É deixada em cisternas?

Os carros-pipa captam a água em mananciais determinados, podendo ser estações de tratamento de água ou mananciais de água potável, e abastecem cisternas que atendem toda a comunidade local.

Qual a periodicidade de abastecimento nesses municípios? É diário?

O abastecimento das cisternas depende da realidade de cada localidade e da capacidade das cisternas. Há locais onde o abastecimento acontece uma vez na semana. Em outros, o abastecimento ocorre duas vezes na semana, por exemplo.

Como funciona a contratação dos caminhões-pipa?

Cada Organização Militar (quartel) envolvida na Operação realiza a seleção dos caminhões-pipa, avaliando a condição de cada veículo e documentação dos pipeiros. Os que cumprirem os requisitos de seleção são contratados, recebendo uma planilha de abastecimento de cisternas que deve ser cumprida.

Na época da estação chuvosa aqui no RN, a Operação continua?

Quem determina a inclusão ou exclusão de município na operação é a Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Quantas famílias ou pessoas são atendidas no RN?

O número mais atualizado é de 165.211 pessoas atendidas no RN.

Quanto está sendo investido aqui nessa Operação este ano?

Em média, o Governo Federal repassa para o Comando do Exército cerca de R$ 30 milhões por mês para atuar nos estados do Nordeste (exceto o Maranhão) e o Norte de Minas Gerais, em um total de 595 municípios. A Operação Pipa envolve 27 Organizações Militares do Nordeste, que atuam em mais de um estado.

A operação prossegue no próximo ano?

A previsão é que a operação continue no ano de 2012, mesmo em época de chuva, haja vista que a água fornecida passa por processo de purificação.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas