quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

PRF cria site para registrar acidentes

- Publicidade -

A Polícia Rodoviária Federal começou a utilizar desde ontem (29), em todo o Brasil, um novo sistema de registro de Acidente de Trânsito, o e-DAT(Declaração de Acidentes de Trânsito), para os casos em que não há vítimas, apenas danos materiais. A nova doutrina de atendimento de acidentes de trânsito nas rodovias federais do país avaliará a prioridade da ocorrência e o principal critério para essa avaliação será a gravidade do acidente.

Atualmente, a estrutura operacional da PRF se empenha igualmente no atendimento e registro de todos os acidentes de trânsito, mesmo para os casos em que não há vítimas ou que só ocorrem pequenos danos nos veículos. A quantidade de pequenos acidentes em alguns trechos dificulta a realização de outras atividades, vez que os policiais ficam empenhados nas tarefas de registro destas ocorrências.

Com a implantação do e-DAT, a priorização das ações de policiamento, fiscalização e educação, serão intensificadas, bem como o atendimento dos acidentes de maior gravidade. A PRF explicou que não deixará de atender o cidadão e que a mudança de procedimento refere-se apenas ao registro da Declaração de Acidente de Trânsito, para agilizar e desburocratizar o atendimento.

Nos acidentes mais simples, tipo colisão traseira, com danos apenas no pára-choques, leves amassamentos, retrovisores quebrados, arranhões e que envolvam até cinco veículos, deverão ser registrados pela internet.

A ferramenta está disponível no site www.prf.gov.br, no link e-DAT, no qual há uma seção de perguntas frequentes, onde é possível sanar algumas dúvidas. Qualquer dificuldade em relação ao registro eletrônico, o cidadão deve ligar para emergência PRF (191).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas