quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

PRF realiza ação para monitorar saúde de motoristas de veículos de carga

- Publicidade -

A Polícia Rodoviária Federal realiza amanhã (14), das 8h às 16h, no km 32 da BR-304, em Mossoró, o III Comando de Sáude nas Rodovias, junto ao Sest/Senat. Os comandos de saúde têm o objetivo de detectar alterações de saúde entre motoristas de veículos de carga que, submetidos a longas jornadas de trabalho, acabam descuidando da saúde.
Neste ano, 236 profissionais já foram atendidos pela ação da PRF
Na tentativa de evitar acidentes de trânsito atuando na saúde do motorista, a campanha tem como objetivo detectar fatores de risco à saúde dos trabalhadores em transporte; educar e orientar os participantes com informações sobre saúde e trânsito; obter indicadores estatísticos sobre o perfil da saúde dos motoristas.

Durante o evento são realizados exames e avaliações, como pesquisa de doenças pré-existentes, uso de medicamentos impróprios, verificação da pressão arterial, glicemia, acuidade visual e auditiva, campo visual, força manual, grau de sonolência, entre outros.

De acordo com a PRF, a obtenção dos dados estatísticos serve de base para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para ações preventivas em favor da saúde do motorista e também da jornada de trabalho da categoria. No ano passado, foram examinados 293 motoristas nos três comandos de saúde realizados pela PRF no RN e, nos dois primeiros de 2013, realizados na BR-101, em São José de Mipibu, e na BR 304, em Mossoró, foram atendidos 236 profissionais.

Uma equipe de saúde que auxiliará no comando, composta de enfermeiros e médico, foi cedida pela secretaria de Saúde do município.

Com informações do Nucom/PRF

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas