terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Primeira obra será liberada dia 20

- Publicidade -

Roberto Lucena
repórter

O conjunto de obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas está 85% concluído. A informação foi confirmada ontem pelo titular da secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto. O secretário garantiu ainda que a primeira etapa das intervenções será liberada para o tráfego de veículos até o dia 20 de maio, quando o túnel que liga as avenidas Lima e Silva e Romualdo Galvão estará pronto. As demais nove obras serão entregues até o dia 31 de maio. Exatamente cinco anos após o anúncio oficial que confirmou Natal como cidade subsede da Copa do Mundo.
Túnel da Romualdo dará acesso à avenida Lima e Silva
Segundo a secretaria, ao todo, as dez intervenções do lote 2 chegaram a 85% de execução nessa semana. O prazo de finalização das obras – com exceção do túnel na Romualdo Galvão – permanece o mesmo: 31 de maio. “Garanto que, nesse dia, os motoristas natalenses terão acesso ao viaduto estaiado e aos outros túneis. A única ressalva é com relação ao viaduto da BR-101. Estará pronto, mas sem possibilidade de uso”, disse Tomaz Neto.

Na manhã de ontem, o secretário fez uma visita técnica ao canteiro de obras localizado no entorno da Arena das Dunas e foi acompanhado pela imprensa. Lá, mais de mil homens trabalham na construção de dez obras: dois viadutos, seis túneis e duas passarelas. Essas obras fazem parte do lote 2 das intervenções previstas pela Prefeitura do Natal para a realização da Copa do Mundo na cidade. Para erguer este conjunto de obras, o investimento foi de R$ 222 milhões.

Das obras previstas no lote 2, a mais adiantada é o túnel localizado entre as avenidas Romualdo Galvão e Lima e Silva, que tem aproximadamente 280 metros e foi construído com estacas-prancha, que funcionam como uma espécie de cortina de contenção do solo. “Essa parte da obra será entregue até o dia 20 de maio. Falta pouca coisa para ficar pronto e vai ajudar bastante a desafogar o trânsito nessa região”, colocou Tomaz Neto.

#SAIBAMAIS#O túnel tem início na avenida Romualdo Galvão – nas proximidades de uma panificadora – e encerra na avenida Lima e Silva, em frente ao prédio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O próximo passo no projeto é a colocação de concreto no solo, em substituição do asfalto. “Depois disso, vamos pintar as estacas-prancha, colocar sinalização e providenciar a iluminação”, explicou o secretário adjunto de Obras da Semopi, Caio Pascoal.

Apesar da afirmação do titular da Semopi, as obras no entorno do estádio não serão encerradas no dia 31 de maio. Após essa data, os funcionários vão trabalhar nos últimos detalhes de sinalização e paisagismo. “O primeiro jogo em Natal será dia 13 de junho. Então, teremos esse intervalo de doze dias para finalizar completamente a obra”, ponderou Caio Pascoal. Atualmente, mais de mil homens trabalham nas obras do lote 2. O primeiro turno começa às 7h e a última turma deixa o trabalho às 4h, ou seja, são 21 horas de atividades no canteiro de obras.

Interdição
Para dar continuidade aos trabalhos, uma nova interdição vai bloquear o trânsito na avenida Prudente de Morais. O bloqueio no fluxo de veículos ocorrerá no trecho compreendido entre a avenida Antônio Basílio e a rua Raimundo Chaves e deve acontecer na primeira quinzena de maio. O trânsito será bloqueado durante quatro dias. “Estamos estudando como será feito o bloqueio e as vias alternativas para os desvios necessários. Será uma interdição rápida, apenas para que, nesse trecho, seja colocado asfalto onde for necessário”, disse Tomaz Neto.

As obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas foram iniciadas em outubro do ano passado. Apesar dos incômodos gerados com as interdições, o titular da Semopi disse estar satisfeito com o andamento dos projetos. “Estamos construindo em tempo recorde. Um conjunto de obras que era para ser feito em 18 meses, será executado em seis”, disse Tomaz Neto.

Números – lote 2
2 viadutos
6 túneis
2 passarelas
1.249 homens
21 horas de atividades por dia
30 mil metros cúbicos de concreto
3,5 mil toneladas de aço
3 mil toneladas de estacas-prancha
30 mil metros quadrados é a área do canteiro de obras
150kg de protetor solar por mês

Fonte: Semopi

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas