sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Primeiro transexual brasileiro faz conferência na UFRN

- Publicidade -

João W. Nery fará conferência e lançará livro contato sua históriaO Núcleo Tirésias da UFRN vai promover, com apoio do CCHLA, Proex e CCSA, a conferência, “Memória e resistência: narrativas de um homem trans”, com João W. Nery, considerado o primeiro transexual homem operado no Brasil. A conferência vai ocorrer no dia 14, às 19h, no auditório do NEPSA.

Hoje com 61, João W. Nery vai falar no sobre sua experiência de vida. Mulher homossexual durante a juventude, Nery fez a cirurgia durante o regime militar no Brasil e a intervenção médica era considerada ilegal, por configurar uma mutilação do corpo. Por esses fatores, além de uma falta de legislação própria para o transexualismo, Nery tirou nova documentação por conta própria para poder se articular socialmente. Com a nova identidade perdeu todos os seus direitos anteriores, inclusive o seu currículo escolar e profissional. Passou então a exercer as profissões de pedreiro, vendedor e até massagista de “shiatsu” como forma de sobreviver.

O evento está sendo cordenado pela professora Berenice Bento, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Diversidade Sexual, Gêneros e Direitos Humanos. Após a conversa, Nery, vai lançar o livro, “Viagem Solitária – Memórias de um Transexual 30 anos depois”.

As inscrições serão realizadas gratuitamente no local da palestra.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas