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Procon fiscalizará bancos em greve

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Com paralisação anunciada desde o dia 28 de setembro, os bancários do Rio Grande do Norte cruzaram os braços na manhã de ontem (6). Durante todo o período da greve nos bancos, o Procon Estadual vai realizar fiscalizações para assegurar caixas eletrônicos disponíveis com dinheiro em espécie para saque, depósito, transferência, pagamentos e envelopes para operações bancárias de forma a garantir a necessária prestação dos serviços bancários indispensáveis  aos consumidores nos termos da lei vigente.
Na agência do Bradesco, na Cidade Alta, foram distribuídas fichas para o atendimento interno
Ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu alguns bancos da cidade e constatou uma movimentação  fraca na maioria deles. Apenas o Bradesco da Rio Branco e o Banco do Brasil do Centro de Convivência da UFRN apresentavam grandes filas. Apesar do movimento não ser intenso, as reclamações foram muitas, da falta de envelopes à limitação para atendimento nos caixas internos das agências.

Raimundo Oliveira da Silva, aposentado de 80 anos, estava há quase uma hora aguardando numa fila para conseguir tirar uma ficha para ser atendido no Bradesco da Rio Branco. “Estou operado, fico aqui numa fila dessa com 80 anos, me sujeitando a entrar a hora que eles querem. Isso é uma exploração!”, desabafou. Segundo Albertina Bertino, uma das grevistas que organizavam o atendimento no local, apenas duas pessoas estariam trabalhando e somente aposentados e servidores no INSS teriam acesso ao atendimento.

A situação está complicada também para o vigilante Djanilson Cândido, que não consegue receber o pagamento desse mês. “Fiz portabilidade para agência do Bradesco e meu pagamento está retido porque não tem ninguém pra me atender”, disse. Segundo o vigilante, a Central de Atendimento do banco não o informou sobre a paralisação. “Eu liguei ontem para o Fone Fácil e me informaram que essa greve não constava no sistema. Agora eu chego aqui e me deparo com essa situação, sem poder receber meu pagamento”, completou.

Nas agências lotéricas e correspondentes bancários o movimento estava calmo. A agência dos Correios da UFRN apresentou maior movimentação. O empresário Igor Ribeiro, não encontrou envelopes no BB do Centro de Convivência e teve que realizar seu depósito nos Correios. “O Banco está com uma fila muito grande e sem envelope para depositar dinheiro e cheque, então tive que vir fazer o depósito nos Correios”, contou. “O atendimento foi demorado, porque tem muita gente pra ser atendida e apenas duas pessoas trabalhando, mas pelo menos consegui fazer a transação”, completou.

Em nota à população, o Sindicato dos Bancários informou que está cumprindo a Lei 7.783/89 (Lei de Greve) e que a mesma não define o percentual mínimo de funcionários que devem permanecer dentro das agências para a execução dos serviços. A Lei cita como serviço essencial apenas a compensação bancária, que, de acordo com o Sindicato, será mantido.

Para Ney Lopes Jr, diretor Geral do Procon/RN, o código permite a interpretação de que é necessário um percentual de funcionários para garantir o serviço. “O Procon entende que para se manter um atendimento minimamente adequado para o consumidor, um contingente correspondente a 30% dos funcionários deve estar trabalhando”, informou. “O Procon não questiona a greve, nem é contra ela. Somos a favor do consumidor”, concluiu o diretor.

A greve dos bancários é nacional e reivindica o fim do assédio moral, a contratação de mais bancários, o fim da terceirização e da mesa única, projetos que visem a melhoria da saúde do trabalhador e estabilidade no emprego e o reajuste imediato de 32%, o que equivale as perdas nos bancos privados, e o reajuste escalonado em três anos, em cima das perdas nos bancos público, que ultrapassa os 90%. Segundo o Sindicato, os cinco maiores bancos que operam no País (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa) lucraram R$36,3 bilhões no primeiro semestre de 2015, um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo Gilberto Monteiro, diretor administrativo do Sindicato dos Bancários do RN, a categoria foi paciente e tentou negociar com os banqueiros em diversas ocasiões “Já tivemos muita paciência. O nosso acordo se encerrou no dia 31 de agosto, sentamos cinco vezes para negociar e apenas na última reunião eles apresentaram uma proposta de 5,5% de reajuste mais abono de R$ 2.500. O aumento não chega nem aos 9,8% de inflação e nós não queremos abono. Nós queremos valorização salarial que é pra vida inteira”, ratificou o diretor.

Orientações
Banco do Brasil
Por meio de sua assessoria de comunicação, o Banco do Brasil orientou os clientes a utilizarem canais de atendimento alternativos, como: Banco Postal, nos Correios; Correspondentes Bancários (Coban); portal BB na internet; aplicativo mobile e Central de atendimento.

Caixa Econômica Federal
A Caixa lembra que as unidades lotéricas e todos os correspondentes e lojas que possuem a marca “CAIXA AQUI” recebem contas de água, luz, tributos, bloquetos de cobrança, prestação de habitação, saques de contas correntes e pagam benefícios sociais como bolsa família, seguro desemprego e FGTS, entre outros serviços. O banco também aconselha a utilização do aplicativo CAIXA para tablets.

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