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Procon notifica empresa de Huck

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Rio (AE) – O Procon do Rio, órgão da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, notificou ontem o site do apresentador Luciano Huck por causa da venda de uma camiseta infantil com a estampa `Vem ni mim que tô facin’. No anúncio, foram usadas imagens de crianças vestindo a camiseta – uma menina e um menino. A empresa poderá ser multada, e o site, retirado do ar.

O Procon quer saber quantas camisetas foram vendidas, para quem foram vendidas e se já foi realizada “contrapropaganda para apagar os efeitos negativos da publicidade ilícita no comportamento do consumidor”. “Essa é uma prática abusiva prevista no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que incita a violência, se prevalece de vulnerável para obter lucro e denigre a imagem de crianças e adolescentes”, afirmou a secretária municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, em nota. Após o período para esclarecimentos, de cinco dias, a empresa poderá ser multada e o site retirado do ar, informou o Procon.

Depois da repercussão do caso em redes sociais, a empresa de Luciano Huck divulgou uma nota no site: “Pedimos profundas desculpas sobre a camiseta Vem Ni Mim Que Tô Facin e sentimos muito por todos que foram ofendidos pela imagem. Este comunicado não tem o objetivo de justificar o injustificável; mas apenas de explicar o motivo do erro, para que fique claro que não houve qualquer intenção maldosa. Não nos eximimos do erro, nem de qualquer responsabilidade, mas é importante esclarecer que não houve a intenção de ofensa.”

E se explica: “É comum em e-commerce que as artes das estampas sejam aplicadas posteriormente sobre fotos dos modelos com camiseta branca. Por erro nosso, todas as artes de Carnaval (inclusive, e infelizmente, esta arte) foram aplicadas sobre a coleção infantil e disponibilizadas no site sem a devida revisão. Assim que percebemos esse lamentável erro, imediatamente retiramos a imagem do ar e decidimos escrever essa carta para explicar tecnicamente o problema conjuntamente com um pedido de desculpa pela falta de bom-senso e pelo descuido. Obviamente, não fosse o erro, nem a Usehuck, nem qualquer outra marca, teria a intenção de usar uma imagem como essa para vender camisetas ou para qualquer outro fim.”

Esta não foi a primeira polêmica provocada pelo apresentador do “Caldeirão nos últimos tempos. Em abril do ano passado, o mesmo site ‘Use Huck” lançou uma camiseta inspirada no episódio de racismo na Espanha que teve como alvo o jogador Daniel Alves, do Barcelona.  Com a frase “somos todos macacos” Huck foi acusado de querer faturar pegando carona da polêmica.

Em junho, antes da Copa do Mundo, ele postou mensagem no Facebook que foi vista como incentivo à prostituição. “Carioca? Solteira? Louca para encontrar um príncipel encantado entre os gringos que estão invadindo o Rio de Janeiro durante a Copa? Chegou sua hora…” A reação nas redes sociais foi tão violenta que o quadro foi cancelado antes mesmo de ir ao ar.

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