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Procon orienta sobre bancos

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O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal) decidiu reforçar nesta semana os serviços de sua Unidade Móvel para esclarecer dúvidas e registrar eventuais reclamações contra agências bancárias e outros serviços, em decorrência da greve dos bancos – deflagrada na última terça-feira, dia 6. Até a próxima sexta-feira (16), a unidade estará instalada no Praia Shopping.
Órgão alerta para direitos dos usuários durante greve bancária
De acordo com o Procon, os bancos precisam garantir o abastecimento dos caixas eletrônicos com dinheiro em espécie, envelopes para depósito, bem como garante a Lei de Greve, o número mínimo de 30% de funcionários trabalhando.

“O Procon Municipal já notificou às agências e provocou o Ministério Público do Trabalho a respeito do descumprimento da Lei de Greve. Além do atendimento na Unidade Móvel, as equipes do órgão também estão nas ruas realizando fiscalizações”, disse o diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes.

Além dos problemas com a greve dos bancos, os consumidores poderão encontrar soluções para outros problemas relacionados ao descumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Greve
A greve dos bancários completou uma semana ontem, com a paralisação de 24 mil trabalhadores e a suspensão das atividades em 856 locais de trabalho em todo o País, sendo 851 agências e cinco centros administrativos, informa balanço do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o maior da categoria no Brasil.

Os bancários pedem reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais aumento real de 5,6%), vale-refeição e vale-alimentação no valor de um salário mínimo (R$ 788) e manutenção do emprego. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propõe reajuste de 5,5% – projeção de inflação calculada pela entidade para os próximos 12 meses. A greve começou após cinco rodadas de negociações sem sucesso.

Durante o período de greve, os caixas de autoatendimento continuam funcionando normalmente.

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