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Procura por crédito sobe e anima comércio em Natal

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Andrielle Mendes – Repórter

A procura por crédito – considerada  termômetro para as vendas – cresceu 8% na véspera do Dia dos Pais, uma das melhores datas para o comércio, segundo pesquisa divulgada pela Serasa Experian. A taxa interanual (contra um mesmo mês do ano anterior) voltou a subir após nove meses em queda. A procura, segundo Adelmo Freire, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), reflete os efeitos da redução das taxas de juros. Segundo os economistas da Serasa Experian, as sucessivas reduções das taxas de juros, os incentivos fiscais de reduções do IPI e o início do processo de gradual normalização dos níveis de inadimplência do consumidor começam a impactar favoravelmente a retomada da busca do consumidor por crédito.    

  Para Adelmo Freire, o aumento na procura por crédito é um bom sinal para o comércio, que seguia em marcha lenta até então. Augusto Vaz, diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e vice-presidente da CDL Natal, corrobora. Para Augusto, aumento na procura por crédito significa aumento no consumo. O empresário vê relação do incremento com a data comemorativa e diz que o Rio Grande do Norte segue a tendência nacional. “Os números locais este ano estão muito próximos”.

No bairro do Alecrim, maior centro comercial da cidade, e nos shoppings, o movimento já está acima do normal. Na loja gerenciada por Isabela Nobre, especializada em presentes, o movimento já é 30% maior. Leonardo Andrade, consultor de vendas de uma loja especializada em roupas masculinas no Midway Mall, aposta num incremento de 70% nas vendas. A loja onde trabalha teve que reforçar o estoque e contratar mais um funcionário para atender a demanda. “O incremento já é de 55%, mas pode chegar à 70%”, projeta. A razão, segundo ele, é simples. “O Dia dos Pais é como o Dia das Mães para gente, que vende roupa masculina”. 

    Para este Dia dos Pais, Adelmo Freire e Augusto Vaz projetam um incremento de 4,5% nas vendas, com relação ao mesmo período de 2011. A previsão é sustentada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e fica um pouco abaixo da apontada no ano passado, quando as vendas subiram 8%. “Estamos crescendo num ritmo mais lento, mas estamos crescendo. Esperamos um crescimento de 4,5%, mas ele pode ser maior”, afirma Adelmo. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), quase 70% dos natalenses vão comprar presentes neste Dia dos Pais. A comerciante Ivaneide Moura, 45 anos, é uma delas. Ela procurava  um presente para o marido no shopping. “Estou disposta a gastar R$ 100”, entregou.

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