Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 25°Natal - 25°

Natal

Natal, 11 de Fevereiro de 2012 | Atualizado às 16:31

Profissionais discutem nutrição

Publicação: 22 de Novembro de 2009 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Orientar profissionais sobre a nutrição de pacientes internados em hospitais e chamar a atenção de que a nutrição no primeiro ano de vida é de extrema importância e pode interferir nos problemas da fase adulta. Essas preocupações serão repassadas para os mais de dois mil profissionais e estudantes de medicina, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia e nutrição que participarão, em Natal, do XVIII  Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, de 29 de novembro a 02 de dezembro. O encontro tem como tema central a Nutrição ao Longo da Vida.

Segundo o presidente do Congresso, José Spolidoro, o encontro será focado em cima de cuidados especiais de nutrição em pacientes doentes, a forma mais adequada de fazer, os cuidados que devem ser tomados. "Também vamos ter um congresso de gastronomia hospitalar para tentar trabalhar para que o hospital melhore a qualidade e o aspecto da alimentação. Nós já estamos com dois mil inscritos, mas esperamos chegar a três mil", acrescentou.

Para o gastrocirurgião e nutrólogo potiguar, Sílvio Dantas, o Congresso se destaca por reunir uma equipe muito disciplinar. "São profissionais e estudantes do Brasil e de outros países. Serão 37 convidados internacionais, da Alemanha, Chile, Estados Unidos", disse. Segundo ele, o erro alimentar no primeiro ano de vida pode desencadear problemas na fase adulta, como hipertensão, diabetes, alergia alimentar.

O Congresso será palco também para o lançamento de diretrizes nacionais de nutrição. "Vamos tentar padronizar em todo Brasil, uma conduta, que hoje ainda não existe nos hospitais", disse Sílvio Dantas. E acrescentou: "A gastronomia do hospital tem que mudar, queremos mudar o conceito de comida ruim, o paciente deve se alimentar de um prato trabalhado. Queremos que a unidade hospitalar tenha esse novo conceito, queremos mudar isso".

Uma pesquisa realizada em agosto pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) demonstrou que 51% dos pacientes internados em hospitais do Brasil estão em situação de "risco nutricional". Os dados, divulgados pela TRIBUNA DO NORTE no dia 25 de outubro,  foram ainda mais críticos no Rio Grande do Norte. No Hospital Walfredo Gurgel, por exemplo, 70,6% dos pacientes adultos internados apresentavam risco de desnutrição. No Hospital Onofre Lopes, a porcentagem era de 50%.

O estudo foi feito em 25 hospitais de todo o país. No Rio Grande do Norte, a pesquisa foi realizada no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Entrevistas realizadas com 850 pacientes internados no dia 12 de agosto mostraram que 70% deles não haviam se alimentado corretamente naquele dia.

     Os motivos alegados pelos pacientes foram a falta de apetite, a necessidade de jejum para realização de exames e o sabor da comida.  "Essas são questões que dependem de uma avaliação da equipe do Hospital. Se o paciente não tem apetite, existem recursos para fornecer o alimento ou melhorar a qualidade da comida. A conclusão que tiramos é que os pacientes dentro dos hospitais não recebem a adequada atenção nutricional", revelou o gastropediatra e nutrólogo José Spolidoro.

  Segundo o médico, a má nutrição de pessoas doentes pode trazer graves implicações à enfermidade do paciente. "É de extrema importância que o paciente coma bem durante a internação, independente da doença, porque a desnutrição prolonga a recuperação e, dentro do hospital, aumenta o número de implicações", explicou. Outro fator que chamou a atenção dos pesquisadores foi que 10% dos pacientes alegaram que não comeram porque não gostaram do sabor do alimento. Para José Spolidoro, isso seria um indicativo de que o hospital deveria se preocupar em fazer uma alimentação diferente.

Serviço

O XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral acontece do dia 29 de novembro ao dia 02 de dezembro, no Centro de Convenção, em Natal. Os interessados em participar do Congresso, podem se dirigir ao Centro de Convenções de Natal, no dia 29 de novembro, e fazer a inscrição no momento do evento. Mais informações através do endereço www.sbnpe.com.br.


Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres
Tribuna do Norte