sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Programa do Imposto de Renda reabre nesta 2ª e vai cobrar multa

- Publicidade -

O prazo oficial para enviar a declaração do Imposto de Renda terminou sexta-feira, 29, e o balanço final foi de 297.925 declarações entregues no Rio Grande do Norte. O número ficou pouco abaixo do esperado, um total de  306 mil declarações. O volume atingido representa 97,36%. Na prática, 8.075 potiguares atrasaram ou não enviaram declarações retificadoras. De acordo com a Delegacia da Receita Federal em Natal, o resultado no estado foi parecido com o do ano passado, visto que em 2015 as declarações enviadas pelos contribuintes corresponderam a 1,07% do total nacional, percentual próximo ao de agora. “No que se refere à projeção abaixo de 306 mil estimados inicialmente para o RN, um dos principais motivos da diferença foi a redução das declarações retificadoras enviadas, o que demonstra que os contribuintes estão errando menos  e tendo mais familiaridade com as facilidades tecnológicas oferecidas pela Receita Federal”, acrescentou.
Contribuinte deve checar se há nova versão do programa, no site
Os contribuintes que declararam no prazo, a partir de 15 de maio poderão verificar os motivos de eventual retenção de sua declaração em “malha fina” e fazer a autorregularização. Para consultar quais são as pendências e suas possíveis causas, é preciso utilizar o Extrato da DIRPF, que pode ser acessado com certificado digital ou código de acesso. Mais informações sobre os procedimentos de regularização podem ser acessados no endereço da Receita.

Fora do prazo

Quem não entregou a declaração dentro do prazo, poderá fazê-lo a partir desta segunda-feira, dia 02, a partir das 8 horas, mas já estará sujeito a multa. A multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido. “O contribuinte que perdeu o prazo deve apresentar a declaração o quanto antes, pois a multa é calculada conforme o tempo de atraso”, esclarece a Receita Federal em Natal.

É preciso ficar atento, ainda, à versão do programa de declaração do Imposto e também do Receitanet, utilizado para transmissão da declaração, pois em geral a Receita muda a versão desses programas após o fim do prazo. O contribuinte deve fazer o download da versão nova (caso tenha uma nova versão) e preservar os dados arquivados no programa antigo quando o programa pedir a confirmação dessa opção (de preservar os dados).

“Ressalta-se que eventuais retificadoras, também só poderão ser enviadas a partir de segunda-feira (amanhã)”, diz a Receita.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas