quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Programa ‘Mesa Brasil’ é exemplo

- Publicidade -

Preocupado com o desperdício de alimento e a subnutrição, o Serviço Social do Comércio (Sesc) lançou, em 2003, o projeto “Mesa Brasil”. Hoje, com mais de 3.360 empresas parceiras doadoras e por volta de 4.934 entidades receptoras cadastradas, complementando refeições de milhares de pessoas em todo o país e parceiro do Programa Fome Zero, do Governo Federal.

No Rio Grande do Norte, o programa foi lançado em Natal, em setembro de 2003; e nos municípios de Caicó e Mossoró, em julho e dezembro de 2004 respectivamente, com todos funcionando através do Modelo Colheita Urbana.

O “Mesa Brasil” desenvolve ações de segurança alimentar, notadamente no combate à fome e ao desperdício de alimentos, adotando um sistema de colheita urbana, a partir da coleta de doações das empresas parceiras, com a imediata distribuição dos produtos às instituições receptoras, que atuam no  atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Trata-se de uma ação conjunta, integrando o Sesc, empresas doadoras e entidades sociais receptoras, no esforço conjunto de minimizar o desperdício de alimentos,  atendendo as carências nutricionais de pessoas em situação de vulnerabilidade, com um papel proativo e socialmente responsável.

Em Natal, destaca-se a fidelização dos permissionários da Ceasa, a rede Walmart, Rede Atacadão de supermercados, supermercados Carrefour, Frutas Doce Mel e fábricas de laticínios. A região de Mossoró, por estar localizada em uma área de grande desenvolvimento  da fruticultura irrigada, dispõe de fazendas do ramo da agroindústria realizando doações sistemáticas ao Programa. Além de todas as redes de supermercados da cidade também serem parceiras do programa.

Em Caicó, obteve-se a adesão maciça dos doadores do ramo informal, como os feirantes, que são responsáveis por boa parte das arrecadações sistemáticas, bem como as associações dos produtores rurais situados na região do Seridó que contribuem com doações expressivas de frutas.

Concomitante às doações, o papel das ações educativas na formação de multiplicadores nas instituições e comunidades assistidas é de fundamental importância para aplicação prática de técnicas e conhecimentos na melhoria da qualidade de vida dos grupos sociais mais vulneráveis. Através do desenvolvimento de ações nas áreas de Nutrição e Assistência é possível capacitar multiplicadores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas