sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Projeto do emissário submarino é apresentado a empresários do turismo

- Publicidade -

Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reuniram-se com empresários do setor de turismo. O objetivo do encontro foi apresentar e discutir o projeto de emissário subamirino, que é apontado como a melhor alternativa para destinação final dos esgotos coletados e tratados da zona Sul de Natal e Nova Parnamirim. A apresentação deu inicio a uma campanha educativa que vai ser estendida a outros segmentos da sociedade, com a mesma finalidade.  “O que vocês querem, nós também queremos. Muitos turistas em Natal e um tratamento e destinação adequados dos esgotos”, afirmou o diretor-presidente da Caern, engenheiro sanitarista Walter Gasi, conclamando os hoteleiros a somarem esforços no mesmo sentido, visando a escolha da melhor alternativa para a população e para Natal. A oficina foi realizada na tarde desta terça-feira (23), no auditório da administração central da Companhia.

Walter Gasi reafirmou a disposição da Caern em conduzir o processo com toda a transparência, ouvindo os diversos segmentos da sociedade, como vem fazendo desde o início, lembrando, inclusive, que já se comprometeu com o Ministério Público, através de solicitação da promotora Gilka da Mata, em realizar todos os estudos complementares que foram solicitados, para esclarecer todas as dúvidas e assegurar que o processo adotado será o melhor para a cidade. Mais uma vez, ele garantiu que a empresa fará o estudo da biota marinha, necessário para avaliar o impacto da obra do emissário no meio ambiente marinho.

O presidente da Caern disse ainda que foram estudadas doze alternativas, com os especialistas chegando à conclusão de que o emissário submarino é a melhor solução para a destinação final dos esgotos coletados na zona Sul da cidade. Ele disse ainda aos hoteleiros que o Emissário Submarino da Barreira do Inferno será o primeiro do Brasil a utilizar o sistema de tratamento secundário, que remove 92% do material orgânico e 97% dos coliformes fecais.

Em seguida, o gerente de Projetos da Caern, engenheiro Josildo Lourenço, explicou detalhadamente como vai operar o sistema do emissário submarino, dando subsídios para que os hoteleiros se preparem para a audiência pública a ser realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão responsável pelo parecer final sobre a viabilidade do projeto.

Estiveram presentes os presidentes da secção estadual da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, (ABIH/RN), Enrico Fermi, e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte, Paulo César Galindo, além de representantes de alguns hotéis. Apesar de convidados, poucos hoteleiros estivem presentes à oficina promovida pela Caern. Alguns dos maiores críticos do projeto, embora tenham recebido convite, não compareceram à apresentação. Entretanto, os que ficaram satisfeitos com a iniciativa da Companhia. “A Caern está cumprindo seu papel que é de esclarecer à população. Sentia a necessidade de conhecer mais detalhes sobre o projeto e hoje pude saber um pouco mais”, afirma Paulo Galindo. Ele preferiu conhecer melhor o projeto do emissário para emitir uma opinião sobre o projeto, mas disse ser fundamental encontrar uma solução para o problema dos esgotos. Opinião compartilhada pelo empresário Geraldo Paiva. “Reuniões como esta fazem a coisa melhorar”, destaca.

Na programação educativa a ser desenvolvida pela Caern, visando explicar o funcionamento do emissário submarino, constam oficinas com associações de moradores de Ponta Negra, Alagamar, Capim Macio e adjacências. Serão realizadas também oficinas com as associações dos pescadores e dos surfistas. Na semana passada técnicos da Companhia participaram de uma audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, promovida pelo deputado Paulo Davim (PV) sobre o tema Emissário Submarino : Mitos e Verdades, oportunidade em que expos o projeto e ouviu sugestões  do Ministério Público e de órgãos ambientalistas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas