sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Projeto estimula leitura de livros

- Publicidade -

Reconhecer a importância da literatura infantil é um caminho que ajuda a criança a desenvolver várias habilidades considerando o aumento da capacidade de ler, interpretar e escrever, ampliar os conhecimentos, enriquecer a imaginação e, inclusive, trabalhar as emoções e os sentimentos. Considerando todos estes ganhos, é papel fundamental da escola, mesmo na Era Digital, incentivar a escuta de pequenas histórias na idade em que a criança começa a se inserir no mundo da cultura, consequentemente, no social. O Instituto Educacional Casa Escola realiza este trabalho de incentivo à vivência da literatura com seus alunos desde a educação infantil até o ensino fundamental II, através do projeto “Biblioteca Viva”.
Projeto torna o livro acessível e cativante aos alunos
O projeto desenvolvido pela professora da biblioteca perpassa pelas contações de história, discussão compartilhada dos significados e ressignificação do que foi lido ou contado. Com isso é possível conduzir imaginário e conhecimento ao trabalho e ao prazer, colocando a garotada no contato com livros dos mais diversos gêneros

A Biblioteca articula os empréstimos que vão para casa. Assim é possível compartilhar com os pais os momentos de contação que são tão desejados pela garotada. As irmãs Sílvia e Helena, de 8 e 7 anos, respectivamente, acreditam que a leitura permite conhecer outros universos, mesmo que eles não existam de verdade. Em comum, elas têm o gosto pelos contos de fadas e, segundo Sílvia, mesmo que histórias como Chapeuzinho Vermelho sejam só fantasia, a leitura traz muitos ensinamentos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas