quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Projeto será retomado

- Publicidade -

Um grupo de investidores franceses esteve em Natal neste fim de semana para visitar o Porto de Natal e a área da Marina. Os franceses fazem parte dos os grupos Mecc Solutions e da New Co Marine se mostraram interessados em investir no complexo náutico. De acordo com o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, as providências para o projeto da Marina serão retomadas e o turismo náutico será uma das bandeiras da secretaria de turismo. “Precisamos atrair esse turismo diferenciado para a nossa cidade e o primeiro passo será a retomada do projeto da Marina”, disse.
Grupo francês visitou área da Marina e está interessado em investir no projeto que será retomado
O secretário explicou que a construção da Marina depende da regulamentação da Zona de Proteção Ambiental (ZPA), que começou a ser feita em 2005, mas passou por diversas paralisações. “O projeto de regulamentação da ZPA chegou a ser enviado para a Câmara Municipal em 2007, mas passou por diversas discussões e foi retirado para alterações. Nós queremos apresentar um novo projeto, que seja viável, sustentável, e não traga prejuízos ambientais para a área”, afirmou o secretário.

Fernando Bezerril explicou que a Marina molhada terá uma área de 25 hectares e ficará localizada a 50 metros da Ponte Newton Navarro e a 500 metros da Fortaleza dos Reis Magos. Concluída, a Marina terá capacidade de receber até 450 embarcações de porte grande, médio e pequeno. O complexo náutico (marina seca) contará com área aberta ao público para atividades de lazer e entretenimento, além de lojas, restaurantes, Memorial Náutico e escola de vela para a formação de jovens carentes. Proporcionará, ainda, a elaboração e captação de eventos e provas de navegação. O gestor informou que a Marina seca ficará na antiga área do Círculo Militar.

Vantagens

De acordo com o secretário municipal de Turismo, constam também do projeto a implantação e manutenção por 15 anos de um bosque e de Jardim Botânico, a criação e implementação da Escola de Vela Fortaleza dos Reis Magos, com abertura de pelo menos 10% (dez por cento) das vagas destinadas à população carente; promoção de cursos de capacitação profissional para serem absorvidos nos trabalhos desenvolvidos na Marina, com forte ênfase à inclusão social de jovens, retirando-os das ruas e da marginalização; e a urbanização, manutenção da área e segurança da área da Marina, bem como do seu entorno.

A execução do projeto da Marina de Natal está na dependência da regulamentação da Zona de Proteção Ambiental (ZPA-07). Ainda segundo Fernando Bezerril, todos os pareceres técnicos dos órgãos públicos envolvidos na questão foram favoráveis. A construção da Marina tem previsão de dois anos.
Abertura para o mundo

O segmento do mercado náutico é um dos que mais geram empregos no mundo. A localização geográfica de Natal para o Brasil e para as Américas é a porta de entrada para quem vem da Europa, permitindo partir em várias direções e sendo útil como ponto de parada para os navegadores de recreio em suas viagens transatlânticas e continentais.

Para Fernando Bezerril, a construção da Marina é um ponto fundamental para a afirmação do nosso estado como um destino de “turismo oceânico” de referência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas