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Promoções devem atrair R$ 242 mi

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Sara Vasconcelos
repórter

O setor varejista espera sair da marcha lenta e recuperar o fôlego a partir da próxima quinta-feira, dia 28,  quando começa a Liquida Natal. A campanha segue até o dia 7 de setembro e estima incrementar as vendas do comércio em 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. Embora mais tímida que em 2013 – quando o crescimento nas vendas chegou a 22% e  15% na adesão popular – a projeção de 10% deverá ter impacto positivo, em meio a conjuntura de desaceleração na economia. A expectativa é gerar R$ 242 milhões em vendas.
Amauri Fonseca, Bernardo Farias e Afrânio Miranda: expectativas
“A estimativa se deve a média histórica e consolidação da data que já é a segunda melhor para o setor. O período foi escolhido a partir de consulta aos lojistas”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, Amauri Fonseca Filho. O  lançamento da 13ª edição do Liquida Natal  ocorreu na noite de ontem, na Escola do Governo, com palestra ministrada pelo jornalista Alexandre Garcia, sobre “O Brasil de Hoje e Amanhã”.

O Liquida é visto como oportunidade para estimular o consumo, que anda meio inibido. A expectativa é fazer circular R$ 242 milhões em vendas, durante os dez dias de promoções,  a partir de descontos em produtos comercializados em mais 3 mil lojas que aderiram a campanha. No ano passado, foram comercializados R$ 220 milhões. 

“Esta é a oportunidade para o comércio, que passa por esse momento de retração, possa crescer as vendas”, disse o presidente CDL, Amauri Fonseca Filho.

O executivo acredita que o atraso no pagamento do adiantamento do 13º salário não deverá impactar nas promoções. “Como em anos anteriores esse pagamento era feito em junho, mesmo sem previsão de circular não afeta as projeções. Mas esperamos que a questão esteja resolvida”, analisou.

Descontos

Amauri preferiu não anunciar os patamares de descontos que serão concedidos. A definição, segundo ele, caberá a cada lojista e segmento. “O que defendemos é que se divulgado 5% ou 50%, que seja realmente dado”, acrescentou o consultor da Start, Bernardo Farias. Entre as 16 capitais do país que promovem a liquidação, destacou o consultor, Natal ocupa o terceiro lugar no ranking, ficando atrás somente de Salvador e Fortaleza. “Isto se deve a credibilidade da CDL e ao fato de mobilizar desde lojas de rua, de pequeno porte, dos mais diversos segmentos até os grandes shoppings e redes”, afirma.

As vendas de agosto, explica o empresário Afrânio Miranda, quando ocorrem o Liquida e promoções de aniversário da rede de lojas do setor de informática, já superam o faturamento em relação as vendas de final do ano. “Este ano, devido todas as dificuldades enfrentadas pelo setor, a estimativa é crescimento médio de 10%. Mas já chegamos a mais de 30% em edições anteriores”, disse. 

SAIBA MAIS
No ano passado, foram mais de 4,5 milhões de cupons postos nas lojas participantes durante o período da promoção, adquiridos pelos consumidores a cada R$ 25,00 em compras. O valor do cupom permanece, mas haverá bonificação. “Para quem pagar em maquinetas pertencentes a REDE, o número de cupons é duplicado, e com cartões das operadoras Hiper e Hipercard, os cupons são triplicados”, explicou Amauri Fonseca Filho. Ele destaca a necessidade do preenchimento de todos os dados do consumidor, venda, loja e vendedor para que o cupons seja válido. São mais de 3.500 profissionais capacitados através dos workshops. Este ano, a Liquida sorteará um apartamento, um carro 0Km, cinco caminhões de prêmios, cinco televisões e uma bolsa de estudo completa. A data da premiação não foi divulgada.

Números
10% é o crescimento esperado nas vendas durante a Liquida Natal, segundo a CDL.
R$ 25 é o valor mínimo da compra para receber o cupom que dá direito a participar de sorteios.

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