quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Promotores analisam documentos

- Publicidade -

De portas fechadas, sem atender o público, a Diretoria de Engenharia e Operações (DEO) do Corpo de Bombeiros passou toda a manhã de ontem vigiada por policiais militares do Batalhão de Choque.  A operação “Habite-se”, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 80ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal,  durou praticamente todo o dia.
Promotores do Gaeco analisaram documentos na Diretoria de Engenharia do período de 2004 a 2011
Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) permaneceram no local analisando o material da corporação. Em Natal e Parnamirim, a Polícia Militar auxiliou o MPRN no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensões, sete mandados de condução coercitiva, dois afastamentos de função pública e o mandado de prisão do suspeito de comandar o esquema, o diretor de Engenharia e Operações Carlos Kleber Barbosa, que de 20 de agosto a 31 de dezembro de 2010 foi comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

#SAIBAMAIS#Antes de ser diretor de Engenharia e Operações do CBM/RN, seu cargo atual, Kleber Barbosa já havia chefiado vários outros setores na corporação. Em 2004, ele era chefe do Serviço Técnico de Engenharia, responsável  pelo trabalho de fiscalização, vistoria e análise.

E são exatamente desse ano os primeiros projetos investigados pelo Ministério Público, que tem contado com a colaboração do Corpo de Bombeiros na apuração. Presente à coletiva, o atual comandante-geral do CBM, coronel Eliseu Lisboa Dantas, informou que os procedimentos administrativos para punir os eventuais envolvidos serão abertos após as denúncias.

“A partir daí é que nós saberemos o que vai acontecer com cada um. Também ainda vamos decidir quem vai assumir o cargo de diretor de Engenharia de Operações”, disse Eliseu Dantas, acrescentando que a partir de 2011, quando assumiu o comando do Corpo de Bombeiros, foram tomadas medidas para que o processo de emissão dos Atestados de Vistoria (o Habite-se) fosse seguido corretamente, para evitar a interferência de profissionais internos e externos. Nesse sentido, ficou estabelecido que o Habite-se precisaria ter o aval de três técnicos e que os processos de prioridade seriam avaliados pelo Comando-Geral do Corpo de Bombeiros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas