sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Pronatec pode dar grande impulso ao ensino público

- Publicidade -

Lançado esta semana pelo Governo Estadual, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) representa importante chance para milhares de estudantes de escolas públicas virem a se qualificarem profissionalmente. Representa também novo alento para a rede estadual de ensino que vem experimentando ao longo dos anos, e no atual não se vê nada diferente, uma demorada decadência que pode ser vista na insatisfação dos profissionais da educação e na condição estrutural dos prédios das escolas.

Secretária Betânia Ramalho diz que Programa tem a finalidade de traçar trajetória para Educação do RNCriado pelo Ministério da Educação com o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, o Pronatec reúne dentro de ampla parceria os governos federal e estadual, o IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

A parceria bem planejada e abrangente, pactuada pelo Ministério da Educação, busca suprir com o que existe de melhor em tempos de ensino profissional no país, o IFRN e o Sistema “S”, a deficiência constatada em todas as regiões brasileiras de profissionais qualificados para as necessidades do mercado, o chamado “apagão da mão de obra”.

Por outro lado, emprega o dinheiro público destinado ao ensino e a formação profissional de forma objetiva e dirigida para o enorme contingente de pessoas que estudam na rede pública de educação. A implantação do Pronatec neste ano de 2011 no Rio Grande do Norte contemplará a oferta de 3.587 vagas na modalidade de Formação Inicial Continuada – FIC (cursos de qualificação profissional de curta duração) nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Santa Cruz, Caicó, Assu e Mossoró.

Os cursos do FIC serão realizados no contra-turno para que os estudantes das escolas estaduais estejam durante o dia inteiro no processo de ensino e aprendizagem. Isso fará surgir a Escola em Tempo Completo.

No ano de 2012 esse quadro de oferta deverá ser ampliado com a chegada do Pronatec FIC a outras cidades do Rio Grande do Norte. Também deverá acontecer a implantação do Pronatec TEC (cursos técnicos profissionalizantes de nível médio) destinados a estudantes das escolas estaduais. Os cursos técnicos também acontecerão no IFRN, Senai e Senac.

“Estamos fazendo uma ampla parceria com instituições de credibilidade reconhecida na área do Ensino Profissionalizante como o IFRN, o Senac e o Senai. O jovem que está no ensino médio precisa de uma preparação para entrar no mercado de trabalho e agora terá a oportunidade de fazer um curso de qualificação profissional”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

São cursos de Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Sistemas de Irrigação, Operador de Computador, Almoxarife, Garçom, Mecânica e Manutenção de Motocicletas, Mecânica e Manutenção em Motores diesel, Montagem e Manutenção de Computadores, Agente de Inspeção de Qualidade, Operador de Processos Químicos Industriais, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Armador de Ferragem, entre outros.

Para a secretária de Estado de Educação, Betânia Ramalho, o Programa tem a finalidade de traçar uma nova trajetória para a educação pública de nível médio. “O Pronatec vai conciliar a formação escolar com a formação profissional. É o primeiro passo para institucionalizar a escola de tempo integral”, explicou.

Inscrições e pré-seleção

A oferta de cursos atenderá alunos que tenham alfabetização (letramento inicial), que estejam cursando o ensino fundamental, e que tenham o ensino médio incompleto.

As inscrições e pré-seleção serão feitas através de um site da Secretaria Estadual da Educação criado especificamente para esta finalidade: www.pronatec.rn.gov.br. O dia 31 de outubro é a data prevista para início da pré-seleção. O pré-selecionado terá seu nome postado no site da Educação Estadual. Os cursos deverão ter início no mês de novembro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas