quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Proposta apresentada pelos grupos contemplados nos Prêmios de teatro à FJA

- Publicidade -

Ilma. Sra. Dra. Isaura Amélia Rosado
MD. Secretária Extraordinária Da Cultura.

Senhora Secretária

Os grupos vencedores dos Prêmios: Chico Villa de Circulação de espetáculos promovidos pelo Governo do Estado através da Fundação José Augusto, tendo seu resultado publicado no Diário Oficial do Estado em 18/07/09, reformulado através de Portaria nº 486/09 de 09/09/09, publicada no Diário Oficial do Estado em 10/09/09. E Prêmio Lula Medeiros de Teatro de Rua, através da portaria de nº. 398/09, de 17/07/2009, publicada no Diário Oficial do Estado em 18/07/09, estiveram reunidos para discutirem e avaliarem a proposta feita por esta Secretaria sobre a forma de pagamento dos citados Prêmios e sobre a proposta do novo Edital para montagem de espetáculos em comunidades.

Em que pese à importância da Proposta apresentada, vários foram os questionamentos e problemas relacionados aos grupos que foram levantados, entre eles podemos citar:

1. A elaboração do Edital (vale salientar, feito por nós fazedores de Teatro), vinha atender o teatro de grupo a partir de alguns de seus pilares de sustentação: circulação e manutenção;

2 – Os Grupos, quando da elaboração dos projetos concorrentes já definiram seus objetivos que são os mais variados, chegando em alguns casos a contrair dívidas para que pudessem melhor desenvolver os projetos apresentados;

3 – O montante garantido aos grupos não seria suficiente para desenvolver um trabalho com esse nível de responsabilidade. As despesas com a montagem de um espetáculo vão muito além do que se oferece;

4. Vários grupos estão com projetos de montagem de espetáculos em andamento e teriam que suspender tais processos, para que pudessem desenvolver o proposto pelo novo edital.

#SAIBAMAIS#Assim propomos:

1. Pagamento dos citados Prêmios no valor estipulado conforme os editais;

2. Contrapartida: Criação de “Circuito Natalino de Teatro”, com data inicial dentro da programação “Natal no RN”, onde cada grupo contemplado no prêmio “Chico Vila” apresente dois (02) espetáculos e os contemplados no prêmio “Lula Medeiros” apresente um (01) espetáculo, em comunidades (espaços abertos tais como: Praças, ruas, feiras livres, em comum acordo entre os grupos e a FJA) (Teatro de Rua,) e no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (Teatro de Palco) ou mesmo em espaços alternativos de acordo com a escolha dos grupos (de comum acordo entre os grupos e a FJA).

Entendemos que os Prêmios foram criados a partir de uma necessidade da categoria de Teatro, e como tal devem ser respeitados, continuados e ampliados, pois desta forma estaremos atendendo a uma ação que investe na produção já existente no Estado, evitando os “eventos” que não contribuem de forma efetiva para a consolidação do nosso fazer teatral.

OS GRUPOS/COMPANHIAS/ARTISTAS PREMIADOS

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas