sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Protestos deixam mortos e feridos no Egito

- Publicidade -
Neste domingo (25), dia em que se comemora o quarto aniversário do início da Primavera Árabe, 16 pessoas morreram e 30 ficaram feridas no Egito. A revolta de 2011 levou à destituição do presidente Hosni Mubarak. 
De acordo com o diário estatal Al-Ahram, a polícia utilizou gás lacrimogêneo e disparou para dispersar centenas de manifestantes que gritavam slogans hostis contra islamitas e novas autoridades. Eles tentavam chegar à Praça Tahir, epicentro da revolução. Os partidários do antigo presidente islamita Mohamed Mursi protestavam contra Abdel Fattah al-Sissi, ex-chefe do Exército e atual chefe de Estado. 
As manifestações que obrigaram Mubarak a deixar o poder começaram em 25 de janeiro de 2011. Al-Sissi foi eleito em maio, com mais de 90% dos votos, depois de ter destituído Mursi, em julho de 2013. Ele tem apoio de grande parte da opinião pública, cansada de quatro anos de instabilidade política e de crise econômica. No entanto, seus detratores acusam-no de ter instaurado um regime ainda mais autoritário que o de Mubarak, reprimindo a oposição islâmica e laica.
Com informações da  Agência Brasil e Agência Lusa

Atualizada às 17h49
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas