sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Prova conta com apoio da Prefeitura

- Publicidade -

Pela primeira vez em seus cinco anos de existência, a Meia Maratona de Natal vai receber a ajuda da Prefeitura da Cidade para a sua realização. O poder executivo municipal vai entrar com parte da logística da prova, para minimizar o impacto que um projeto desse necessita para evitar problemas a população natalense que usa a Via Costeira, local que acontece a corrida, durante toda a realização da prova. “A Meia Maratona de Natal é a maior prova de corrida de rua do Rio Grande do Norte e merece todo apoio da Prefeitura da nossa cidade. Por isso, o prefeito Carlos Eduardo aceitou o convite de ser um dos realizadores da prova e vamos ajudar em tudo que for possível”, revelou o secretário municipal de esportes e lazer, Luiz Eduardo Machado.
Os participantes da Meia Maratona vão poder contar com os serviços da Prefeitura do Natal durante o percurso, que acontece em toda extensão da Via Costeira
A princípio, a Prefeitura de Natal vai entrar com a parte da limpeza, organização do trânsito e  iluminação pública. “Vamos dar toda tranquilidade que a prova precisa para ser realizada sem nenhum tipo de problemas. Vamos minimizar o impacto no trânsito para que não aconteçam reclamação, já que a prova é muito importante e traz benefícios para a nossa cidade, principalmente para o setor hoteleiro”, afirmou Eduardo Machado.
Karlley Pondofe, organizador da Meia Maratona, em encontro com o prefeito Carlos Eduardo
Para a organização da prova, a entrada da Prefeitura de Natal como uma das realizadoras da Meia Maratona só fortalece, ainda mais, a corrida, que vem crescendo a cada ano e atraindo mais pessoas. “Com o porte alcançado de nosso evento, precisamos do pleno apoio da Prefeitura da cidade. As maiores provas do mundo só são possíveis com este apoio dos órgãos públicos locais. Neste ano tudo será diferente. Durante todos os anos, existiam falhas que ocasionavam em detalhes que prejudicavam o evento. Apesar da boa vontade e excelente profissionalismo dos órgãos de apoio, que sempre tentou nos ajudar, existiam poucos efetivos, e isto sempre deixava lacuna em alguns pontos do evento, como interdição do tráfego, limpeza pós-evento e iluminação. Além disso, nada mais importante que a nossa prefeitura seja realizador no maior evento esportivo do Estado”, afirmou o organizador da prova, o empresário Karlley Pondofe.

As inscrições da prova estão sendo realizada através do site www.meiamaratonadenatal.c.om.br. São três provas: de 5km, 10km e 21km, tanto para o feminino, quanto para o masculino.

Dicas para os principiantes
Conselhos para uma boa prova

1ª Meia Maratona: Se esta é sua 1a prova, procure correr bem leve e mantenha-se num ritmo confortável, sem estar muito ofegante, para chegar até o final com segurança.

Largada: Posicione-se bem na largada para não perder tempo com a multidão. Procure iniciar lento e não se deixe levar pelo ritmo dos outros competidores, afaste-se da multidão e consiga espaço para desenvolver sua corrida livremente. Cuidado com empurrões e atropelos. Pense em correr de forma progressiva, os três primeiros quilômetros devem ser cerca de 70% do ritmo desejado. Concentração é fundamental.

Passagem dos 5 km: Procure passar os 5 km por volta de um minuto mais lento do que o ritmo que você pretende fazer a prova. Se pretende finalizar os 21 km em 1h45min (ritmo de 5 min por km), sua passagem nos 5 km deverá ser em torno de 26 minutos (média de 5min10s para os cinco primeiros quilômetros). Assim você dá chance para seu corpo se adaptar ao ritmo aos poucos, sem sentir qualquer desconforto.

Freqüencímetro: Determine suas zonas de freqüência em cada fase da prova e siga seu pulso. Respeite sempre a freqüência cardíaca.

Encarando subidas: Deixe cair o ritmo e vá recuperando lentamente no próximo quilômetro. Movimente mais os braços em paralelo ao corpo e não desanime.

Descidas: Nas descidas, o centro de gravidade é alterado para a região abdominal, projete seu tronco ligeiramente para trás, assim será mais fácil dominar o corpo e ter mais equilíbrio. Segure seus cotovelos um pouco atrás da linha do tronco e diminua a amplitude das passadas.

“Enquanto exercer o mandato, seremos parceiros da Meia Maratona”

bate-papo Carlos Eduardo Alves – Prefeito de Natal

Como a Prefeitura do Natal vê a Meia Maratona?
Vejo como um evento que está cada vez mais consolidado no calendário esportivo não apenas do Rio Grande do Norte, mas como um dos mais importantes do país em seu gênero.

Fortalece o esporte na cidade e no Rio Grande do Norte?
Sem dúvida. À medida em que vai garantindo seu espaço dentre as principais competições regionais e nacionais dentro da sua modalidade, a Meia Maratona atrai cada mais participantes e incentiva as pessoas de um modo geral a praticar uma atividade física.

Ajuda no turismo e setor hoteleiro da cidade?
Este é mais um efeito positivo da Meia Maratona. Dentre competidores, acompanhantes, observadores e até admiradores, acreditamos que a prova tem potencial para atrair muitos visitantes a Natal nos dias que cercam a sua realização. Temos a informação de que o evento traz a Natal um contingente significativo de visitantes, sobretudo de Estados vizinhos.

Como a Prefeitura vai ajudar na realização da prova?
Apesar dos problemas financeiros que são conhecidos em toda a cidade e que, infelizmente, ainda não superamos por completo, desde o início externamos nossa disposição de colaborar para a realização e o êxito da Meia Maratona. Está sob a responsabilidade do Município toda a parte logística do evento, incluindo a coordenação do trânsito, a promoção da agenda cultural que estará relacionada à prova e, ainda, toda a parte de limpeza pública, desde os dias que antecedem a Meia Maratona até depois dela.

É importante apostar no esporte?
Muito importante. Esporte se traduz em saúde e em qualidade de vida. Então, no momento em que somos parceiros de eventos como a Meia Maratona, ajudamos a estimular a prática esportiva e a adoção de hábitos saudáveis pela população. Temos outros projetos dedicados a estimular atividades esportivas. Estão aí para comprovar os campeonatos de futebol nos bairros, e a Volta Ciclística de Natal que iremos promover este ano, dentro do Natal em Natal. Em breve, anunciaremos mais detalhes sobre esse evento. Mas antecipo essas informações para ilustrar o quanto a Prefeitura está engajada na adoção de medidas que estimulem atividades saudáveis e de bem-estar junto à população.

O prefeito pretende apostar nessa parceria para o restante do mandato dele?
Disse isto no momento em que formalizamos a entrada da Prefeitura dentre os apoiadores da prova e repito aqui: enquanto eu exercer o mandato de prefeito, seremos parceiros da Meia Maratona. Somos entusiastas da sua realização e estamos felizes por Natal ter em seu calendário esportivo um evento dessa envergadura.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas