quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Quando os russos dançam

- Publicidade -

Uma das companhias de maior prestígio internacional está de volta aos palcos do Brasil, e Natal está no roteiro. Em nova turnê tropical, a Russian State Ballet apresenta nesta quinta-feira (16), às 20h, no palco do Teatro Riachuelo, os espetáculos “Don Quixote” e “Sheherazade”. Fundado na gelada Sibéria em 1978, o grupo viaja pelo país com 40 bailarinos jovens e conta com direção artística do premiado coreógrafo Vyacheslav Gordeev, do Bolshoi de Moscou. Apostando em força e elegância, a companhia, ao lado dos balés Kirov e Bolshoi, está entre as principais referências no campo da dança clássica do mundo.
Em turnê pela América do Sul, Russian State Ballet faz única apresentação hoje, no Teatro Riachuelo, com quarenta bailarinos encenando os clássicos “Don Quixote” e “Sheherazade”
A vinda do grupo objetiva popularizar o balé russo no Brasil e preservar a herança da coreografia russa: “São espetáculos grandiosos, percorrendo dezenas de cidades brasileiras e países vizinhos, do Uruguai ao México, incluindo o Suriname e as Guianas Francesa e Inglesa”, informou Augusto Stevanovich, produtor da turnê na América Latina. Ele destacou, entre o elenco numeroso, a presença do bailarino Anton Korsakov e da bailarina Valeria Vasiliev, consideradas estrelas em ascensão no país Europeu.

No repertório da Russian State Ballet, além das duas peças em cartaz, também figuram clássicos como “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “Giselle”.

A coreografia “Don Quixote”, de Marius Petipa e Alexander Gorsky, estreou em 1869 em Moscou. O protagonista da obra, escrita por Miguel de Cervantes no início do século 17, é um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão e tenta imitar heróis de romances de cavalaria. A história mistura fantasia e humor ao narrar as aventuras do personagem, na companhia do fiel escudeiro Sancho Pança, por La Mancha – terras das regiões espanholas de Aragão e da Catalunha.

Já a coreografia “Sheherazade”, baseada no livro “As Mil e Uma Noites” compilação de histórias árabes publicada no século 9, foi criada em 1910 por Michel Fokine. A montagem aborda a história do rei da Pérsia, que descobre a infidelidade da esposa. Decepcionado e furioso, o reia mata a mulher e o escravo, convencendo-se por este e outros casos de infidelidade que nenhuma mulher do mundo é digna de confiança. Decide então que, daquele momento em diante, dormirá com uma mulher diferente a cada noite, mandando matá-la na manhã seguinte: desta forma não poderá ser traído nunca mais.

“Serão duas horas de muita emoção, magia e encanto pelo figurino e cenografia, vindos exclusivamente de Moscou para esta turnê”, valoriza Augusto Stevanovich. Entre as premiações recebidas pela companhia, o produtor destaca o “Ingresso de Ouro”, recebido na Alemanha por ter atraído um público de mais de 100 mil pessoas ao longo de dois meses de temporada; e a “Performance Mais Grandiosa do Ano”, prêmio concedido pela Associação de Empresários da Europa Ocidental.

A turnê no Brasil iniciou dia 30 de maio no Rio de Janeiro, e já passou por cidades como Aracaju, Maceió, Teresina, Belém, Brasília e Manaus. O giro conta com patrocínio do Ministério da Cultura da Rússia, Embaixada do Brasil em Moscou, Embaixada da Rússia no Brasil e Ministério do Exterior da Rússia.

O que
O clássico balé“ Sheherazade” será apresentado pela companhia Russian State Ballet, da Sibéria, dirigido pelo coreógrafo Vyacheslav Gordeev, do Bolshoi de Moscou.
Quinta (16), às 20h, no Teatro Riachuelo.
Os ingressos custam de R$ 160 a R$ 500 (valores da entrada inteira).
Informações: 4003-1212.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas