sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Quando papel ganha vida

- Publicidade -

A 18ª edição do Palco Giratório traz ao Rio Grande do Norte o segundo espetáculo do circuito: Criaturas de Papel, da Cia Bricoleiros (CE). O projeto do Sesc, considerado o maior do país em termos de difusão das artes cênicas, apresenta a peça em Caicó no dia 16/05, às 19h30, no Centro Cultural Adjuto Dias, e em Mossoró no dia 18/05, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado. Para assistir, basta doar 2 kg de alimentos. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN).

Criaturas de Papel é construído a partir de duas técnicas principais: a bricolagem e o teatro negro. Estudadas e experimentadas, essas técnicas resultaram em um estilo de marionetes bricoladas.
Companhia cearense utiliza técnicas de abricolagem e teatro negro, temas abordados na apresentação e nas oficinas
No espetáculo, o branco contrasta com fundo negro, evidenciando o material usado, no caso, o papel. A ação cênica se dá a partir de um refinado processo de animação das marionetes, inspirado no trabalho do grupo japonês kawasemiza, em que dois ou três marionetistas animam o mesmo boneco. “O formato enriquece os movimentos, ampliando a margem de expressividade e atuação das marionetes”, conta o diretor.

Oficinas
Ainda dentro da programação do Palco Giratório, a companhia cearense Bricoleiros, que encena a peça, também ministrará oficinas gratuitas de manipulação de marionetes bricoladas. As inscrições podem ser feitas até um dia antes da realização das oficinas. Em Caicó, até dia 14/05, e em Mossoró até dia 16/05. É preciso acessar o site www.sescrn.com.br, preencher a ficha de inscrição e enviá-la para os emails indicados.

De abril a outubro, o projeto realiza 11 apresentações gratuitas de seis grupos teatrais em Natal, Caicó, Mossoró, São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante, Assú e Currais Novos. Também faz parte do circuito 2015 a participação de mais três espetáculos de grupos teatrais locais. Também serão realizadas 62 horas de oficinas, três intercâmbios – troca de experiências entre um grupo visitante e um local, um pensamento giratório – bate-papo entre grupo visitante e plateia, intermediada por um profissional da área, bem como conversas entre público e artistas ao final das apresentações.

Os alimentos arrecadados serão utilizados no projeto Mesa Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas