quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Queima de passagens aéreas

- Publicidade -

Antonio Roberto Rocha [[email protected] ]

Ao contrário do que muitos imaginaram (inclusive este jornalista), poderão sobrar passagens aéreas na época da Copa do Mundo. Pelo menos, é o que as empresas aéreas estão sinalizando. No final de semana passado o “feirão” foi bem atraente. Todas as transportadores fizeram promoções para voar justamente no período da Copa, da primeira semana de junho a 15 de julho. As ofertas incluíram tarifas bem acessíveis e resgate de milhas com lotes muito abaixo do que é praticado normalmente. Sinal de que estão sobrando assentos? Só pode. Aí vem a indagação, que sempre causou espanto à coluna: e aqueles quase 300 voos extras que Natal receberia na Copa? Obviamente, não vão rolar. Foi mais uma promessa visionária e sem substância ou respaldo mercadológico.

Comparativo
Quem comprou Natal-Rio-Natal para voar no período da Copa, e fechou a transação em dezembro do ano passado, desembolsou quase R$ 2 mil. E ainda achou que compensaria, pois as tarifas iriam aumentar. Pois no final de semana passado, este mesmo trajeto, nos mesmos voos, na Tam, custava menos de R$ 500.

Questionário da Copa
1 – Algum viaduto ou mesmo qualquer obra de melhoria ou mobilidade urbana ficará pronta até a Copa?
2 – A recuperação do calçadão de Ponta Negra estará concluída? Ao menos o viaduto do Baldo?
3 – Haverá infraestrutura extra, de suporte, nas áreas de Segurança e Saúde?
4 – Teremos aeroporto em São Gonçalo do Amarante? Acessos pavimentados? Iluminação?
5 – Se cair forte chuva, com vento, a imprensa internacional conseguirá transmitir os jogos da Arena das Dunas?
6 – Haverá roubos e assaltos na área em torno da Fifa Fan Fest, na Praia do Forte?
7 – A ponte Newton Navarro funcionará normalmente, mesmo com a Fifa Fan Fest bem próxima a seu acesso?
8 – Os “esqueletos” do Hotel dos Reis Magos e do hotel da BRA, na Via Costeira, transmitirão que impressão aos visitantes internacionais?
9 – Os cerca de quatro mil mexicanos que não poderão chegar de navio (devido à altura da ponte) e virão num bate-e-volta de Recife não conhecerão sequer o passeio de bugue em Jenipabu. Qual a imagem que levarão de Natal?
10 – E quem chegar de ônibus, de Recife, Fortaleza ou João Pessoa, por exemplo? Algo normal mundo afora. O que ele achará da rodoviária de Natal?

Ficaremos a ver navios…
É inadmissível o fato de a altura da ponte Newton Navarro (55 metros) não permitir a entrada de grandes transatlânticos em Natal, que assim não poderá – nunca – ser escala na rota dos grandes cruzeiros marítimos mundiais. O fato se evidenciou recentemente, quando o navio MSC Divina, fretado por uma armadora para trazer quatro mil mexicanos ao Nordeste na Copa do Mundo, foi “barrado na ponte”. A embarcação, como todas as que possuem grande porte, tem mais de 60 metros de altura. Mesmo com este entrave que terá caráter permanente, porém, Natal vai ganhar um amplo terminal marítimo de passageiros, com lojas comerciais, restaurante e capacidade para receber, simultaneamente, três mil cruzeiristas. Detalhe: o equipamento nunca trabalhará com sua capacidade máxima, pois um transatlântico que comporte três mil passageiros geralmente tem altura superior aos 55 metros de nossa bela e estaiada ponte.

Belo Horizonte
Com boa representatividade da hotelaria potiguar, a ABIH-RN realizou na quinta-feira passada, em Belo Horizonte, seu quinto workshop do ano. É a entidade local que mais promove os destinos potiguares Brasil afora. Em outros estados quem cuida do fomento ao setor é a iniciativa pública.

Goiânia
Foi realizada ontem a feira Centro-Oeste Tur, em Goiânia, mercado que sempre foi excelente polo emissor para Natal. Alguns representantes da hotelaria e das agências de receptivo do RN marcaram presença no evento. A Emprotur, sem recursos, não teve estande na feira.

BNTM
No nosso blog e-turismo, hospedado no portal desta TRIBUNA DO NORTE, confira alguns posts sobre os resultados finais da 23ª Brazil National Tourism Mart, recentemente realizada na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana de Recife.

Palestra
Diretor regional do International Congress and Convention Association (Icca) para a América Latina e Caribe, Santiago González fez  concorridapalestra ontem no Centro de Convenções de Natal. O tema foi atração de eventos internacionais.

Invasão
A descontraída ação promocional “Pernambuco vai invadir sua praia” volta a Natal neste final de semana. Detalhe: com farta distribuição de picolés (customizados com a marca de Pernambuco) na praia de Ponta Negra.

Luta
A Emprotur tenta junto aos cofres governamentais a “liberação” para o RN participar de duas importantes feiras de Turismo: WTM Latin America, em São Paulo, de 23 a 25 deste mês; e Aviestur, nos dias 16 e 17 de maio, em Holambra (SP).

Empate
Os hotéis Serhs e Pestana Natal ficarão, cada um, com quatro seleções das oito que jogarão em Natal na Copa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas