terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Quem errar menos

- Publicidade -

Decisão do Estadual amanhã no Frasqueirão está aberta e sem favorito. Depois do jogo da quarta-feira, não tem como dizer que este ou aquele leva vantagem, talvez o ABC possa levar uma leve vantagem se o leitor avaliar pelo aspecto local, pelo mando de campo, pela pressão que pode ser exercida pelo torcedor no Frasqueirão, mas pelo aspecto técnico/tático, penso que está verdadeiramente aberta a decisão. Na Arena das Dunas, o América no aspecto tático fez um jogo de muito boa qualidade, marcou forte, teve variações, trabalhou bem pelos lados e foi incisivo no ataque. Pecou no principal que foram as finalizações. Tivesse tido mais competência no arremate final e o time de Roberto Fernandes teria “liquidado” a fatura já na quarta-feira. Na segunda parte daquele jogo e com um homem a menos depois da expulsão de Maguinho, o ABC passou a ter o domínio, mais posse de bola, mas foi somente a partir da entrada de um meia de origem, o Wellington Bruno que o time de Josué Teixeira teve mais poder ofensivo, empatou e poderia ter virado o jogo. O resultado de empate embolou a decisão de amanhã, e quem errar menos leva o caneco. Vai ser um jogo aberto, o empate não serve para ninguém e leva a decisão para os pênaltis.

Por falar em errar
Josué Teixeira no confronto de meio de semana repetiu os erros que havia cometido contra o Baraúnas e tinha mesmo que comemorar o empate com aquele gol “achado” por Reginaldo. Digo que errou não por ter começado com três volantes, mas por não ter percebido que foi engolido no primeiro tempo, por não ter percebido que precisava de um meia para organizar o setor e fazer com que bola chegasse ao Kayke. Amanhã não tem margem para errar e para demorar na leitura de jogo, não tinha na quarta-feira e penso que não tem amanhã, razões para inventar. Pode até fazer os três volantes, Fábio Bahia, Rafael Miranda ( cresceu no segundo tempo ) Erivelton ( é volante de origem ) e Wellington Bruno e fim de papo.

Bom para a defesa
Perguntei para Roberto Fernandes se a eventual ausência do zagueiro Leandro Amaro era boa para o ataque do América, e ele disse que “é melhor ainda para a minha defesa. O ABC tem uma dupla perigosa na bola parada que é o Lima e o Leandro Amaro. Eu diria que lógico que é bom para o meu time se um titular do rival não jogar, mas é muito melhor para o meu setor de zaga se ele não jogar, é uma preocupação a menos com a bola parada do Lima erguida na área para o Amaro”.

Vai ter dor de cabeça Perguntei para Rodrigo Pastana, Executivo de Futebol do ABC, sobre a ausência de Maguinho na final de amanhã: “ Para o ABC é bom sim, e o Roberto Fernandes vai ter uma dor de cabeça para substituir este jogador que para mim, junto com o Thiago Potiguar é destaque no time do América”.

Treino fechado

Roberto Fernandes fez dois treinos fechados antes do jogo de quarta-feira e o fato virou notícia, quando na verdade é uma realidade presente na maioria dos clubes de futebol do Brasil. Treino fechado não é invenção do treinador do América e nem exclusividade do futebol de Natal. Alguns clubes determinam na semana, horários específicos para que as televisões façam imagens dos treinos, os setoristas não acompanham o treino por completo existindo uma “janela” de observação e depois o trabalho é com comissão técnica e jogadores, para só então abrir novamente para as entrevistas. Natal é talvez uma das poucas cidades onde os treinos são abertos para torcedores, onde a imprensa tem livre acesso aos coletivos, ao trabalhos táticos, o que mais dia menos dia vai acabar por aqui também. Treino fechado é uma realidade no trabalho diário de um time de futebol.

Depende do jogo

Sim, mas o Josué Teixeira não faz mistério dirão alguns! Depende do tamanho do jogo. Alguém por acaso imagina que o treinador do ABC não trabalha com o grupo as possíveis variações do adversário? Jogadas ensaiadas, trocas de posições? Claro que faz, mas tudo vai depender do jogo e do potencial do adversário. Futebol é trabalho e repetição, repetição e trabalho e fora isso é retórica. E por falar em trabalho, sexta-feira que vem começa a Série B para o alvinegro. Os primeiros reforços já chegara, o volante Dedé e o ala Igor Julião. Tem que reforçar para poder brigar forte na Segundona.

Gaúcho FIFA
Com 33 anos, o gaúcho de Santa Maria, professor de educação física, Anderson Daronco vai entrar para a história do futebol do Rio Grande do Norte. Ganhou o sorteio e apita o clássico de amanhã. Daronco reúne as características que a FIFA projeta como ideais para um árbitro. É o clássico árbitro disciplinador, que deixa a bola andar, tem um excelente preparo físico e corre uma média de 12 quilômetros a cada 90 minutos, marcando sempre de cima, sempre muito perto do lance, perto da bola. Daronco disse antes do último Gre-Nal, que é um estudioso dos jogos que vai trabalhar para montar o plano de trabalho, estuda os números, os esquemas táticos usados pelos treinadores, ou seja, chega no estádio sabendo com quem vai trabalhar ao longo dos noventa minutos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas