sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Quem posta o que?

- Publicidade -

Isaac Ribeiro
repórter

Apesar de já existirem há um bom tempo, tem muita gente que ainda não entende como funciona as redes sociais e seu alcance fora do mundo virtual. Pelo menos é o que apontam determinadas postagens e grupos seguidos nesse tipo de site de relacionamento por alguns internautas. Há casos de tamanha falta de noção em excessos de exposição nas redes que certas pessoas são despedidas ou deixam de conquistar um emprego muito sonhado.
Caso de participante do Big Brother Brasil 16, Laércio Moura, traz à tona novamente polêmica sobre conteúdo postado nas redes sociais sem preocupação com consequências na vida real e excesso de exposição na internet
Isso acontece quase todos os dias, mas quando é alguém famoso a repercussão é maior. Um dos últimos casos a chamar atenção do grande público foi o do designer de tatuagens e participante já eliminado da 16ª edição do Big Brother Brasil, Laércio Moura, que abrigava em seu perfil no Facebook grupos de envolvimento com jovens garotas na faixa entre 17 e 20 anos, e ainda de apreço por armas e grupos ligados à intolerância racial intitulados “Curiosidades sobre o Nazismo” e “Brancos orgulhosos”.

#SAIBAMAIS#O conteúdo do perfil de Laércio veio a público e  o tribunal virtual foi acionado. O resultado foram inúmeros impropérios nas redes, matérias em revistas e sites de fofoca, debates e a fatídica eliminação do participante do programa. Seu perfil também foi apagado.

Análise de comportamento

O que você segue ou posta nas redes sociais necessariamente reflete suas ações no dia a dia? Para o especialista em comportamento humano, Paulo Crepaldi, fundador da consultoria ING Marketing & Training, de São Paulo, os grupos e perfis de uma pessoa indicam os seus interesses e não necessariamente se elas agem ou se comportam da mesma forma. “Assim como tudo nas redes sociais, você é suscetível a opiniões, percepções e deve estar pronto para responder sobre tudo e os por quês de cada curtida, interesse ou foto postada.”

As últimas eleições presidenciais foram um exemplo claro do excesso de exposição nas redes sociais. Algumas máscaras caíram, animosidades foram reveladas. E nada mais foi o mesmo para alguns…

A psicóloga Ana Paula Silva Souza, em entrevista à Tribuna do Norte (“Conversas digitais são novo vício”/ TN Família/ 27.03.2011), já comentava o assunto. Segundo ela, a necessidade de mostrar-se de qualquer maneira é algo típico de nosso tempo. E que páginas na internet, blogs e redes sociais são os melhores lugares para isso. “E não importa se as pessoas terão uma resposta direta ao que se expõe. Elas basicamente jogam tudo lá para serem vistas, desde imagens a ideias. Isso pode ser bom se usado com moderação.”  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas