sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

‘Quero olhar para a frente’

- Publicidade -

Em vez dos 15 dias de licença anteriormente previstos, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, antecipou o retorno a Natal e já ontem retomou a agenda administrativa argumentando ser “workaholic” (pessoa viciada em trabalho) e já ter se dado por satisfeita com os exames médicos que realizou no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em entrevista exclusiva à TRIBUNA DO NORTE, quando visitava as instalações do projeto “Natal em Ação”, ela contou ainda sobre os dez dias de descanso, ocasião em que esteve ao lado da família na capital paulista. Disse que dormiu muito – uma noite chegou a 13 horas de sono quando, enfatizou, dorme apenas quatro quando está na capital potiguar e que se fartou da culinária paulistana, considerada uma das melhores do país. “Mesmo tendo passado do ponto com o garfo, me disseram que estou com uma aparência melhor”, comemorou. Micarla de Sousa viajou acompanhada dos dois filhos, do marido e de uma tia. Ela disse que optou por se hospedar no apartamento de uma colega porque achou as diárias em hotéis muito caras. “Quando vi os preços, preferi aceitar o convite de minha amiga, que já me ofereceu o apartamento várias outras vezes. Ela não reside em São Paulo e o imóvel está sempre vazio”. Micarla disse ainda à reportagem que prefere não ficar lembrando de mobilizações contrárias à sua gestão e que pretende olhar adiante. Sobre reeleição é categórica: “Vou deixar a cidade melhor, independente de eu ser candidata ou não”.
Micarla de Sousa, Prefeita de Natal
Por que a senhora resolveu antecipar o retorno à prefeitura, já que ainda havia cinco dias de licença?

Acho que estava na hora de voltar. Estamos com muita saudade e vontade de colocar realmente o bloco na rua cada vez mais. Pessoas workaholic (expressão americana que serve para designar uma pessoa viciada em trabalho) sofrem desse mal, então eu resolvei voltar. Está tudo tranqüilo ainda mais agora sabendo que o coração está se recuperando bem.

Como foi esse primeiro dia?

Eu cheguei do aeroporto, desci e vim direto para cá. Fiz questão de vir até aqui porque hoje nós estamos com esse trabalho muito grande aqui na [bairro] Cidade da Esperança, no “Natal em Ação”. Esse é um projeto da Prefeitura que une várias Secretarias. Só nesses últimos dias do Natal em Ação a gente recolheu 48 toneladas de lixo que estavam em terrenos baldios e em áreas que não são apropriadas para se colocar lixo. A gente está aqui com a Secretaria de Serviços Urbanos, fazendo todo um trabalho de manutenção e revitalização de todas as praças, estamos entregando a praça do Saci. A Secretaria de Obras está fazendo toda a parte do tapa buraco, operação tapa buraco, revitalização de algumas ruas. Estamos aqui também com a Secretaria de Mobilidade, fazendo várias ações de trânsito, de colocação de semáforos, de faixas de pedestres que estão sendo pintadas, de ruas que estão mudados o itinerário, de ônibus que também estão de acordo com o anseio da população, também alterando algumas linhas, enfim, eu quis vir até aqui porque amanhã já termina o Natal em Ação em Cidade da Esperança e termina inclusive com um evento em praça pública. O que eu posso dizer é que saí do Aeroporto, passei dez dias de licença médica, aproveitei para fazer exames.

Como foram os exames em São Paulo?

O coração sofreu com todo o estresse vivido nesses últimos tempos, quando eu deveria, para ter uma recuperação completa, ter um reforço de descanso, o que é impossível na função que eu exerço. É impossível se imaginar que eu tenho um descanso nessa função. Então terminou que o coração demorou para cicatrizar da cirurgia, mas o que o doutor Kalil (Filho, médico paulista que acompanha a prefeita) disse é que esses dias foram interessantes para que a recuperação fosse completa. A mesma opinião teve o médico que me acompanha em Natal, doutor Itamar. Eu ainda vou na próxima semana fazer um outro exame, já aqui em Natal, para checar como é que o coração respondeu a esses dias de descanso, com tempo para dormir, tendo a família ali do lado, tendo uma vida mais tranqüila.

O vice-prefeito Paulinho Freire assumiu o executivo municipal e se manteve distante dos holofotes e sem divulgar sequer a agenda administrativa…

Eu sei que eu tenho um companheiro que é uma pessoa extremamente dedicada, que é um vice-prefeito que atua em todos os momentos, agora ele tem um jeito dele e eu tenho o meu. Paulinho é uma pessoa extremamente discreta e acho que foi por aí, mas eu não sei. Eu realmente fiz questão de me desligar completamente de todas as questões relacionadas ao cotidiano e segunda-feira pela manhã ele já tem uma reunião comigo para me passar tudo que aconteceu nesse período e eu poder continuar tocando o barco.

A senhora espera uma trégua nas mobilizações contrárias à sua gestão e que a população possa entendê-la melhor de agora em diante?

Eu acho que qualquer tipo de manifestação é legítima, desde que se tenha o que se colocar e se posicionar. Eu acho que o que aconteceu é fato, mas para mim hoje é tempo cada vez mais de trabalhar, de colocar o bloco na rua e mostrar como o nosso lema diz “é trabalho aqui, é trabalho agora”. É ter parceria com o governo do Estado, com o governo Federal aparecendo. São parceiros que aparecem para ajudar, como o deputado Henrique Alves, que tem sido um parceiro fundamental; do nosso senador Paulo Davim; do nosso deputado Paulo Wagner, de pessoas que estão no dia-a-dia ajudando. Eu não quero ficar falando de coisas que aconteceram, o que eu quero é olhar para a frente e que a população cada vez mais tenha a certeza de que nós estamos fazendo o máximo para utilizarmos da melhor forma os recursos do nosso município, recursos que são pagos pelos impostos que são recolhidos da população. É óbvio que eu gostaria muito de ter muito mais recurso, tanto é que semana que vem provavelmente, ou no mais tardar quando acabar o recesso parlamentar eu já estou votando a Brasília para passar uns dias lá indo nos ministérios, falando com os ministros, com os técnicos e conseguindo mais recursos para Natal.

A senhora fala mais uma vez em dar uma guinada na administração. Essa intenção tem um pé na reeleição?

[risos]. Não. A única coisa que eu penso nesse instante é em trabalhar muito. Agora mais do que nunca sabendo que eu estou com a minha saúde em dia, que tive esse tempo para mim, então o que eu tenho que fazer é pensar em trabalhar. Mas uma coisa eu posso dizer: a cidade que vai virar em dezembro de 2012 para janeiro de 2013 certamente vai ser uma cidade muito melhor do que eu encontrei em janeiro de 2009. Independente se eu for querer ou não ser candidata à reeleição.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas