Agora você já pode ler a tribuna em versão FLIP
Ir para página inicial
  • Natal - 25°Natal - 25°

Economia

Natal, 12 de Fevereiro de 2012 | Atualizado às 01:56

Reforma do Reis Magos depende de decisão judicial

Publicação: 09 de Setembro de 2010 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

A reforma do Hotel Reis Magos, na orla de Natal, está parada por entraves jurídicos e não há previsão de quando o prédio poderá passar pela revitalização anunciada há cerca de quatro anos. Para dar andamento ao projeto, o grupo Pernambuco Hotéis S.A, responsável pelo empreendimento, aguarda a conclusão de um processo judicial, referente ao pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos anos de 1994, 1995 e 1996.

Emanuel AmaralHotel Reis Magos está fechado há aproximadamente 15 anosHotel Reis Magos está fechado há aproximadamente 15 anos
Para possibilitar o início das reformas no prédio, que permanece fechado há aproximadamente 15 anos,  o grupo Pernambuco Hotéis fez um acordo com a Procuradoria Geral do Município do Natal, acerca do pagamento do tributo no início de dezembro de 2009. Desde então, os responsáveis pelo empreendimento aguardam os trâmites judiciais, para dar início à reforma.

Evitando comprometer-se ao divulgar prazos e valores, o diretor do grupo proprietário do hotel, Artur Percínio, diz que só poderá informar o cronograma de obras e montante que será investido no empreendimento após a liberação judicial. "Atualmente, precisamos aguardar a conclusão do processo e não tenho ideia de quando retomaremos a obra", enfatiza.

Após a revitalização, o Hotel Reis Magos contará com 239 novos apartamentos, um centro de convenções, academia de ginástica e 27 lojas. De acordo com o empresário, o projeto de revitalização, que foi adaptado para fazer parte do Plano Diretor da cidade, foi aprovado pela Prefeitura há seis meses. Além disso, mesmo com a reforma, o empreendimento deverá manter suas características linhas arquitetônicas.

O procurador geral do município, Bruno Macedo, explica que o acordo pôs fim a um processo que corria no Tribunal de Justiça. Mas, como o grupo Pernambuco já havia depositado valores referentes ao pagamento de IPTU, é necessária a homologação desse acordo.

Macedo prevê que a homologação, em primeira instância, ocorrerá até o final da próxima semana.

Memória

O primeiro prazo estabelecido pelo grupo Pernambuco para o início da obras de reforma do Reis Magos foi fevereiro de 2007. Porém, pendências como a viabilização de licenças e pagamento de dívidas, têm feito com que o projeto não saia do papel. Desde que a reforma do primeiro empreendimento turístico à beira-mar de Natal foi anunciada, órgãos públicos e trade afirmam que a retomada das atividades poderá promover uma valorização na Praia do Meio. O esperado é que novos investimentos surjam no entorno.

Publicidade
  • 600 caracteres
  • separar os emails por vírgulas
  • 600 caracteres
  • Encontrou algum erro nesta matéria? Envie pra nós.

  • 400 caracteres

comentários

manoelpimenta@...09/09/2010 @ 06h32
É triste e lamentável,que a "Burrocracia", se repita com tanta frequencia em situações como o caso citado na matéria sôbre a revitalização de um patrimonio histórico da cidade, o não menos conhecido Hotel dos Reis Magos.Me parece,que com raríssimas excessões, os ditos burrocratas, realmente usam viseiras ao invés de óculos,e agem no rítmo de tartarugas, sem se preocupar com o dano turístico que estão causando a nossa linda cidade de Natal.Cocnluo, triste e desolado, com tão lamentável constatação.
orcadapipa@...09/09/2010 @ 12h15
Nos últimos dias não está sendo possível aumentar o tamanho da fonte dos artigos deste site. Também não está carregando o artigo "Cachacinha a Beira Mar", referente ao meu ilustre amigo Edson Bispo. As duas falhas são lamentáveis. Espero que as corrijam rapidamente.
amvc@...09/09/2010 @ 11h16
venho dizendo a tempos aqui que tem uma mafia que quer barrar o progresso do estado, impedindo a aprovação de projetos, barrando tudo.... um absurdo isso...a preservação do meio ambiente é largamente utilizada como desculpa. Enquanto isso o turismo cai, os comerciantes quebram e os governantes ficam é rindo da cara da gente...bando de sanguessugas incompetentes e desonestos.
carloseufrasio305@...09/09/2010 @ 18h34
O tradicional Hotel Internacional dos Reis Magos, que durante anos, foi, sem sombras de dúvidas, uma das referências em nosso estado, por hospedar personalidades do mundo todo, que, em nosso estado, se faziam presentes. Hoje, esquecido, não fazendo sua imagem, um dos cartões postais da mesma, em virtude do estado de precariedade, abandono em que se encontra. Como todos sabem, teve ele, sua importância para a cidade, para o estado, por cerca de 20 anos, quando, teve o mesmo, o prazer de hospedar à tantos que aquí chegavam. De presidentes de países, reis, rainhas, artistas internacionais e nacionais, além de políticos influentes, quando visitando a nossa cidade, o nosso estado. Como disse, e todos sabem, a sua imagem, percorreu o mundo, e, pelo o fato, do mesmo estar instalado em uma das importantes praias urbanas de nossa querida Natal. Quando de sua inauguração, a cidade não dispunha na época, da estrutura hoteleleira que hoje dispõe. Por isso, foi ele, e teve ele, a importância que teve. Há quem diga, que o então governador do estado, senhor ALUÍZIO ALVES, ao inaugurá-lo, dizia naquele momento, que, a nossa cidade, através dele, do citado hotel, abriria assim, as portas da cidade, para o mundo. De fato, esse momento ocorreu. Ou seja, teve ele, o hotel, o seu momento de glória, de fama, tradição, reconhecimento, dado a sua localização, como também, por hospedar personalidades ilustres, tanto da vida política, artística, empresarial, sem deixar de citar importantes profissionais do esporte, à exemplo, o nosso rei PELÉ, quando ainda, atuando pelo Santos F.C, seu clube de coração, quando da participação deste, junto ao Campeonato Nacional, que ora ocorria. Hoje, não estando mais o citado hotel, em atividades, fica dele, tão somente, a importância que o mesmo teve, para a nossa cidade, para o estado. CARLOS EUFRÁSIO - Natal/RN, Servidor Técnico da UFRN; Graduado em Gestão Pública, pela UFRN; Artista-Plástico; Poeta; Fotógrafo Documentarista; ex-Dirigente Sindical, Ativista e Militante Político.
Tribuna do Norte