quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Relacionamentos eficazes

- Publicidade -

Semio Timeni Segundo
Business Coach

Independente do que você faz na sua vida profissional, ou do que você acredita ser prosperidade no trabalho, algo é de entendimento universal para se alcançar o sucesso: pessoas. Por isto que os especialistas apontam a construção de uma rede de relações profissionais como uma das mais poderosas ferramentas para se conseguir crescer e prosperar nos tempos atuais.  

E como se pode construir relacionamentos eficazes? O que parece óbvio, mas não é praticado e por isto precisa ser refletido: se você quiser construir relacionamentos que gerem resultados positivos, você precisa tratar bem as pessoas. Respeito, consideração, reconhecimento e gentileza são comportamentos essenciais em qualquer relacionamento interpessoal. Apesar de inequívoco o resultado, infelizmente vemos profissionais – principalmente quando em cargos de liderança… – que não praticam constantemente essas ações. Qual foi a última vez que você elogiou uma pessoa? Ou – pior? – um liderado seu? Então aqui vai um desafio: escolha um profissional que trabalha com você e encontre algo que mereça seu elogio. Mas atenção: nada de falsidade!! Tem que ser um elogio legítimo! Enalteça uma característica ou um comportamento, de forma pública ou em particular.

Fiz este desafio, tempos atrás, a um executivo que fazia coach de liderança comigo. Era um desafio que ele precisava fazer nas próximas 24 horas, tempo que ele tinha para nossa próxima reunião. Qual não foi minha surpresa quando ele me ligou no dia seguinte chateado com os resultados! Um liderado foi abordado no corredor, na frente de um pequeno grupo. Ao receber o elogio, caiu na gargalhada, junto com os colegas, deixando o meu cliente constrangido.

Pior foi a segunda colaboradora, a senhora do cafezinho!! Ele chamou-a na sua sala, pois queria destacar sua discrição no servir e seu excelente café. Mas quando esta adentrou, estava pálida e trêmula, e ao ver o chefe, caiu no choro!! Nervosa, pediu para não ser demitida!!! Sim, ela pensou que estava ali para ser demitida!! Nunca para receber elogios!!

Meu Coachee estava furioso: “que exercício idiota é esse??”. Deixei ele desabafar e só então lhe fiz uma pergunta: por que você acha que seus liderados agiram assim? Ao final de alguma reflexão, concluiu: como ele só costumava criticar, muitas vezes sendo ríspido e distante, não poderia esperar outra reação que não aquelas… Que não tinha construído laços com seus liderados, e que tinha muito a trabalhar no seu comportamento.

Elogios legítimos são bem-vindos sempre, não só na vida profissional, registre-se! E outra ação sempre bem acolhida é a ajuda sem interesses. Quando você se esforça para ajudar uma pessoa, é universal a percepção de gratidão, não apenas da pessoa, mas de todos à sua volta. É como um imã: quem ajuda de forma desinteressada – muitas vezes proativa, se oferecendo antes de ser pedido – atrai consciente ou inconscientemente a afinidade dos envolvidos.  Contudo, cuidado com o comportamento que eu chamo de “mafioso”. É quando a pessoa se comporta como se os favores que faz precisassem ser pagos com favores. Neste caso o imã vai funcionar como se fosse polos contrários, com a repulsa dos envolvidos. Pense nisso! Bom trabalho! Sucesso!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas