quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Resiliência geriátrica

- Publicidade -

João Mariano Sepúlveda [ cardiogeriatra ]

Adaptar-se positivamente, após traumas, perdas, longos sofrimentos, ou extrema tensão, é a tentativa de definição deste termo oriundo da física, que descreve a capacidade de um material voltar ao seu estado normal, quando exposto a tensão! Na neuropsiquiatria implica-se duas condições criticas, a exposição a ameaça, adversidade ou trauma significante e a adaptação positiva, apesar da gravidade da exposição!!

Nenhum outro individuo necessita buscar e desenvolver sua capacidade de resiliência de forma tão permanente quanto o geronte! O envelhecimento infringe perdas e danos diários, em sua maioria irreparáveis que minam e corrompem a capacidade de resistência dos mais idosos e se ele não persistir, pode sucumbir ao processo natural da senecência!

Dependendo da genética, grau de instrução, capacidade de produção e captação de neurotransmissores, socialização, convívio, neuroplasticidade nuronal, que seria a resiliência dos neurônios, a adaptação reativa ao trauma é variável de individuo para individuo, podendo algumas vezes ser uma transitória forma de defesa a injúria física ou psicológica!

Sob o ponto de vista prático podemos discutir a resiliência individual ou coletiva, a individual ocorre quando uma pessoa em estresse pós traumático, faz da perda ponto de partida para superação, com medidas proativas um geronte que sofre uma limitação de movimentos pela ocorrência de um processo artrítico, mas se posiciona, de forma emocional a compensar sua nova condição, adaptando-se a uma rotina mais restrita, porem sem sucumbir e se deixar vencer pela evolução negativa de suas patologias! Chamo sempre atenção de alguns pacientes que são situações que eles tem de vivenciar, e já que tem de passar devem fazê-lo com dignidade certos que em sua maioria, passarão! Neste aspecto a utilidade social, seu envolvimento afetivo, e sua atitude farão toda a diferença! Métodos como meditação, taichichuan, terapias cognitivo comportamentais, tem sido relacionadas a maior capacidade de resiliência nos idosos! Quanto maior a idade, melhor a capacidade adaptativa! Indivíduos centenários são eminentemente mais resilientes que os demais idosos, talvez pela premente necessidade da auto estima!

Exercício de emoção positiva aumentam as chances de melhora, cultuar a felicidade, principalmente em pessoas introvertidas, direcionar esforços a atividades agradáveis, socializar para gerar vínculos e cumplicidade, incluindo a capacidade de fazer e manter amigos!  Contato com a natureza, atividade física, conscientização e engajamento, vonlutariado, para exercer ajuda e principalmente amor, são moduladores de emoção positiva!

O exercício do amor em qualquer que seja sua dimensão é fator desencadeador de emoção positiva, logo, de estimulo a resiliência!

Aos mais velhos cito Nietzsche “ Quem tem por que viver suporta qualquer como!”

Embora o foco sejam os mais velhos, todo processo é necessário, também em pessoas mais jovens!

Coletivamente a resiliência, pode ser exemplificada com um fato que coincidentemente!?!, hoje esta completando dez anos de ocorrido! Como terão reagido as vítimas sobreviventes das Torres Gêmeas em NY, os familiares dos que pereceram, os moradores do bairro, da cidade, do país, e finalmente de todo o mundo? Como ficaram as pessoas? Quanto tempo demorou para passar o choque? Quantas guerras foram provocadas por este ato? Para voltarmos a andar sem medo em um aeroporto? Como ficaram os embarques aéreos, e como estão até hoje? Quantas mudanças coletivas tal trauma causou? Como ter atitude nesta hora? Qual o grau de doença social que este fato gerou?

Qual o grau de resiliência social para superar tamanho trauma?

A nenhuma destas questões podemos dar respostas, pois alguns traumas como guerras, o holocausto, epidemias são incomensuráveis, e mesmo voltando a sua forma normal após a tensão, deixam marcas psíquicas indeléveis!

Hoje elegemos este tema para alertar do perigo que corremos todos em virtude de atitudes cometidas em qualquer outro lugar! Fazemos parte de um continente humano, interligado, onde uma ação interfere no todo e que para minimizarmos isso devemos exercer o maior fomentador da emoção positiva coletiva, a do exercício da fé! A proximidade do homem do seu Deus, seja lá qual for é agente fomentador de resiliência! A fé facilita, simplifica, e justifica o principal combustível da restauração humana a esperança!              

Notícia comentada: Participamos nos últimos dias de agosto do Congresso Europeu de Cardiologia, em Paris, junto a maior delegação de cardiologistas brasileiros em um evento fora de nosso pais, e a terceira maior deste congresso, atrás apenas da delegação local e da Itália! Muito bom evento!! Comentaremos as evoluções apresentadas!    

Parágrafo do leitor  – Pergunta: Procede a informação de novos medicamentos para emagrecimento, conforme divulgado esta semana em periódico?

Resposta: Não, as medicações citadas, exanantide e a liraglutide, estão indicadas em bula apenas para Diabetes tipo II, com bônus aos obesos, posto que realmente auxiliam no emagrecimento. Daí a se usar como agente emagrecedor nos obesos não diabéticos, parece uma forçação de barra! Assim que se queimam excelentes produtos!         

   

 Bom Domingo!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas