quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Revendo a maca

- Publicidade -

Jorge Boucinhas – médico e professor da UFRN – [email protected]

aovidades sobre sua ação como uma combatente contra os temidos Radicais Lives (RL) fez uma excelente planta medicinal voltar às paginas dos noticiários.    Trata-se de vegetal que já comprovou tanto suas qualidades que foi posto no mui especial grupo dos adaptógenos ou seja, das substâncias capazes de melhorar a adaptação do organismo ao seu meio, tanto através da melhora da imunidade quanto da disposição para as atividades físicas, incluída aí a atividade sexual. O padrão deste grupo sempre foi o famoso ginseng sino-coreano, ao qual, depois de algum tempo, adicionou-se o Eleutherococcus senticosus, vegetal siberiano de propriedades semelhantes.   O hoje revisado é exemplar da flora sulamericana, e também pode atuar como uma alternativa para a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) comum.

Conhecida pelo nome de Maca, é uma raiz ou tubérculo da família botânica da batata inglesa.   É originária das montanhas andinas, viçando de altitudes de médias a moderadas. A parte usada é a raiz, semelhante a uma pêra de mais ou menos 8 cm de diâmetro e coloração esbranquiçada.   Seu cultivo foi iniciado há cerca de 2.000 anos atrás, pelos incas. Para os índios quíchuas ainda hoje é um produto de grande valor e usam-na tanto na nutrição quanto com fins medicinais. Com odor de caramelo, é consumida fresca ou seca, e conserva-se útil por até 2 lustros. 

Ela funciona de uma maneira bem satisfatória. Em grande maioria mulheres e homens, encontram nela medicamento que contra-ataca a dificuldade em manter uma boa relação sexual que podem experimentar devido ao gradual decréscimo do funcionamento das endócrino ocasionado pelo peso dos anos.

A raiz seca tem valor nutricional comparável ao dos grãos de cereais como milho, arroz e trigo, pois contém significativas quantidades de proteínas (compõem 11% da raiz seca), carboidratos, minerais (especialmente iodo, cálcio, magnésio, potássio, ferro, silício, traços, manganês, zinco, cobre, sódio e fósforo), vitaminas (mais especialmente ácido ascórbico, tiamina e riboflavina) afora, o que é o mais importante, numerosos glicosídeos esteróides/alcalóides com intensa ação farmacológica.

Os estudos em animais dos seus efeitos sobre as glândulas endócrinas demonstraram que as fêmeas que receberam seus alcalóides apresentaram múltiplas ovulações enquanto os machos tiveram significativo aumento da produção de esperma, com aumento da taxa de mobilidade, efeitos estes mensuráveis já após 72 horas do início da administração. Verificou-se que os alcalóides agem no eixo hipotálamo-hipofisário, o que explica porque ambos os sexos são afetados da maneira apropriada para cada qual.  Também explica porque o efeito nos humanos não é limitado aos ovários e aos testículos, mas age igualmente sobre as supra-renais, dando sensação de grande energia e vitalidade, e ainda sobre o pâncreas e a tireóide. Assim, o que a faz tão eficiente é que, ao invés de introduzir hormônios externos no corpo, estimula as glândulas a produzirem os hormônios necessários. 

Nas regiões andinas tem livre curso em TRH alternativa, indicando-se especialmente para os sintomas vulgarmente apodados como “da menopausa”.  Garry Gordon, médico ex-presidente do American College for Advancement in Medicine e fundador do International College for Longevity, localizados em Chicago, chamou-a de “resposta da natureza ao Viagra”.

Esta planta energética é também referida como o “ginseng peruano” apesar de não ser da mesma família que a extraordinária planta coreana, tendo sido usada por séculos para incrementar a fertilidade humana e a animal. Tradicionalmente tem encontrado emprego como energético (especialmente para aumentar a resistência em atletas e trabalhadores), como promotora da clareza mental, como afrodisíaco (para homens e mulheres), como tratamento para impotência sexual, desordens menstruais e principalmente como regularizador das taxas hormonais durante a Menopausa, afora encontrar indicação também na fadiga crônica. Mais recentemente, atletas estão encontrando nela uma excelente alternativa aos esteróides anabólicos. Outros usos são como imunoestimulante, antianêmico, tuberculostático, agente de combate ao câncer de estômago e recuperador da memória, sendo a dose diária recomendada a de uma colher das de chá do pó duas vezes ao dia.  

Um lembrete fundamental:  nada, mas nada mesmo, é absolutamente isento de efeitos colaterais. Mulheres com histórico de CA de mama e homens com PSA elevado devem ser periodicamente supervisionados pelos respectivos mastologistas e urologistas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas