quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Ribeira das letras

- Publicidade -

Ribeira das letras
Fui ver a abertura  do “Ação Leitura”, noite de segunda-feira,  no Teatro Alberto Maranhão. Fiquei encantado vendo a casa cheia, lotada. Professores, estudantes, leitores davam um rico colorido à plateia. Duro mesmo foi este batedor de noticias conseguir andar pela avenida Duque de Caxias,  no quarteirão entre a Tavares de Lira e a Praça Augusto Severo. Da Tribuna do Norte ao teatro, acho que não dá 200 metros. Pisar por suas calçadas é um martírio, começando pela da própria TN. A calçada do  prédio da antiga Recebedoria de Rendas, depois Junta Comercial do Estado, esquina da Duque de Caxias com a Augusto Severo, tombado pelo patrimônio histórico, é certamente a pior calçada dos terreiros  natalenses.

Outra coisa que dói ao peregrino: os prédios históricos fechados, abandonados. São vários pela redondeza da Ribeira.  Além do da Recebedoria de Rendas (construído no Governo Juvenal Lamartine, 1929/ 1930), estão na mesma situação, nesse trajeto,  o do antigo Bandern (esquina com a Tavares de Lira), e o da antigo prédio do Grupo Escolar Augusto Severo (projeto de Herculano Ramos, o mesmo que projetou o Teatro Alberto Maranhão), depois Faculdade de Direito e que pertence  a UFRN, fechado  há muitos anos. Se o penitente arriscar uma volta pelas outras  ruas do bairro –  Doutor Barata, Frei Miguelinho, Chile -.  vai encontrar o mesmo abandono, o mesmo descaso com a história da aldeia, arquitetura de  dois séculos.

Mas valeu a pena a travessia penosa da Ribeira, mesmo os pés  do pecador doendo. Rever a  bela fachada do Teatro (está carecendo de uma pintura), a casa lotada por um público interessado em literatura (saudades de Meira Pires),  faz bem ao espírito. Abria-se o projeto “Ação Leitura”, criado pela Editora Jovens Escribas. O tamanho do público já emocionou este velho e cansado leitor. Ainda há  salvação. No meio de centenas de pessoas reencontrei velhos companheiros, amigos e amigas queridas:  Clotilde Tavares é uma festa!  Ana de Santana, mais festa! O poeta Volontè trazia no bisaco  o livro de Ivan Junqueira, Essa Música. Tarcísio Gurgel, que foi um dos homenageados da noite, me fala de um novo  livro seu que já está no forno.

Da classe politica, apenas três presenças: a senadora Fátima Bezerra, o deputado Fernando Mineiro e o vereador Hugo Manso, todos do PT. Não vi ninguém da veneranda e vetusta Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Me corrijo:  vi, sim. Vi o querido amigo Manoel Onofre Jr., que estava ali não como imortal, mas como escritor homenageado.

A palestra de abertura ficou por conta do escritor Mario Prata. A plateia gostou, aplaudindo-o e rindo de suas tiradas. Fechou a noitada um show com Camila Masiso e Diogo Guanabara. O projeto “Ação Leitura” vai até sábado em outros espaços da Cidade.

Mais literatura

Na programação desta quarta-feira, 13, o Ação Leitura leva os escritores Mario Prata e Joca Reinners Terron, ao auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, da UFRN. O bate-papo começa às 14 horas. No começo da noite, 19 horas, Terron irá a UnP (campus da Floriano Peixoto, Petrópolis) falar para os alunos de Pedagogia e de Letras.
Amanhã, quinta-feira, Joca Terron (que é mato-grossense radicado em São Paulo), estará  na UERN (Zona Norte), a partir das 17h30. No andar da noite (19 horas), na Casa da Ribeira, haverá um sarau poético, comandado por Regina Azevedo e Ruy Rocha, poetas potiguares.

Chuva
Maio vai seguindo sem chuvas, já chegando na metade do mês. No boletim da Emparn apenas um chuvisco foi registrado ontem: 4,6 milímetros em Governador Dix-sept Rosado.
Também não chove no Ceará acima.
Na Maçonaria
Os 50 anos de fundação da Loja Maçônica Bartolomeu Fagundes serão comemorados no próximo dia 22 com o lançamento de um livro do venerável Hélio Fernandes da Silva que conta a história da instituição.

Mais devedores
Deu na coluna de Miriam Leitão, de O Globo:
– Cerca de 600 mil consumidores entraram na lista de devedores negativados entre março e abril, estima o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Ao todo, o país tinha no mês passado 55,3 milhões de devedores, o equivalente a 37,k9% da população entre 18 e 95 anos.
– A alta da inflação, o aumento das taxas de juros e a piora dos indicadores econômicos – com renda e emprego -, estão na origem do problema, conclui o SPC Brasil. O aumento no número de devedores ocorreu mesmo com o menor apetite dos bancos na concessão de crédito.
– Apenas entre março  abril, o estoque de dividas vencidas entre 90 a 180 dias saltou 6,99% em abril. Os atrasos de até 90 dias cresceram 5,71%, no período.

Das dunas  Chamada da capa de Tribuna do Norte, de ontem: “Justiça determina que a Prefeitura de Natal realize vistorias nas áreas de dunas localizadas entre os bairros Cidade da Esperança e Cidade Nova, zona Oeste da capital. Dunas avançam sobre os imóveis”.
Há uma foto ilustrando o fato. Comprovando a invasão. Só que eu li de outra maneira. Acho que o certo seria: “Imóveis avançam sobre as dunas”.
As dunas sempre estiveram no lugar delas. Derna do tempo de Felipe Camarão. Lembra você como Mãe Luiza era antes?

Rubem Fonseca  Rubem Fonseca, dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, completou segunda-feira 90 anos de idade. Beleza! Está em plena atividade. Segundo Ancelmo Gois, de O Globo, o ilustre aniversariante acaba de escrever um conto infanto-juvenil (que não é o seu gênero) com o titulo “Passeio Diurno”. Será incluído na coletânea “Heróis Urbanos” que a editora Rocco publicará ano que vem.
Viva!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas