quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Rio Potengi no Museu do Louvre

- Publicidade -
Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre de Paris, vai receber instantâneos clicados pela enfermeira potiguar Leila Medeiros Brandão Florêncio às margens do Rio Potengi. Ela participa de exposição coletiva em cartaz a partir de outubro na capital francesa. Fotógrafa nas horas vagas, com dez anos de experiência acumulada, Leila foi convidada pela Divine Académie des Arts Lettres et Culture a submeter sua série de 12 imagens à curadoria da mostra, que selecionou outros 19 artistas de todo o mundo nas áreas de fotografia, pintura e escultura.

Série registra cotidiano do Canto do Mangue, Rio Potengi

Vale lembrar que em 2011 os artistas visuais Guaraci Gabriel, de São Gonçalo do Amarante, e Iran Dantas, de Currais Novos, também participaram do evento à convite de Diva Pavesi, curadora brasileira radicada em Paris há quase 30 anos. “Me localizaram através das redes sociais e fizeram contato perguntando se tinha interesse em enviar material para análise  da curadoria. Selecionaram duas fotos, que serão incorporadas ao acervo da Academia”, explicou Leila Florêncio. A fotógrafa amadora irá arcar com todas as despesas para viabilizar sua participação na mostra coletiva.
A série de Leila sobre o Rio Potengi, produzida ao longo de um ano entre 2014 e início de 2015, já foi vista em exposição na Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN, e na Assembléia Legislativa. “Para fazer as imagens me concentrei entre o trecho que vai do Canto do Mangue até foz do Potengi”, disse a enfermeira-fotógrafa. “Selecionaram um imagem da Rampa e outra da Praia do Y ,  embaixo da Ponte Newton Navarro”.
A Divine Académie des Arts Lettres et Culture foi fundada em 1995, e desde então atua na divulgação, principalmente, de artistas brasileiros na capital da França. Informações sobre a entidade no site divineacademie.org. A presidente da Academia, Diva Pavesi, já recebeu em Paris os cantores Milton Nascimento, Cauby Peixoto e Martinho da Vila, o ator Milton Gonçalves, entre outros.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas