terça-feira, 19 de março, 2024
28.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Riqueza do agronegócios

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [ [email protected]]

O Valor Bruto da Produção (VBP) das lavouras e da pecuária deve atingir o maior resultado já registrado no país, alcançando 445,75 bilhões – alta de 1,8% sobre os R$ 437,99 bilhões obtidos no ano passado e atual recorde nacional. O estudo foi elaborado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura e Pecuária, em março. Ao estimar que, em 2014, o Valor Bruto da Produção (VBP), de carne de frango pode sofrer redução de 16,2% em relação a 2013, a Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura também apontou que apenas uma das cinco regiões geográficas brasileiras tende a registrar aumento no VBP, no ano, a Região Nordeste. O VBP de 2013 correspondeu a 3% do total nacional da carne de frango.

PAGAMENTO 

Os fornecedores de leite do Programa do Governo do Estado voltam  a reclamar do atraso do pagamento de mais de seis quinzenas. Os recursos não estão sendo repassados a todos os fornecedores que processam o leite.  Os compromissos dos empresários com fornecedores estão sendo atrasados.

Irrigação (I)
O Idema, Dnocs e a Prefeitura do Açu discutem a implantação de um projeto para irrigar 8 mil hectares no município e região do Vale do Açu. De acordo com estudos preliminares, durante sua implantação este projeto absorveria a mão de obra de aproximadamente 300 pessoas. Em funcionamento, além de alavancar a produção agrícola e a pecuária, geraria mais de 8.000 empregos diretos e 16.000 indiretos.
  
Irrigação (II)

O Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba), em sua duas etapas, ainda não conseguiu seu pleno funcionamento. Os empresários, donos de lotes, esperam a liberação das escrituras há mais de uma década, para ampliar os investimentos. Surgiu recentemente uma promessa de emissão das escrituras, mas ainda não foi concretizada, segundo um irrigante. É mais viável cuidar dessa parte que já está pronta para ser explorada.

ADUBO
As vendas de fertilizantes no país totalizaram 1,698 milhão de toneladas em março deste ano, aumento de 3,3% sobre o mesmo mês de 2013, informou a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Já no primeiro trimestre, as entregas de adubos ao consumidor final aumentaram 10,6% sobre os três primeiros meses de 2013, para 5,987 milhões de toneladas.

Feira de tecnologia 
Única feira da América Latina de tecnologia agrícola que oferece tudo o que o produtor rural necessita, a 21ª Agrishow 2014, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto/SP, reunirá empresas e prestadores de serviços de uma infinidade de segmentos. Nos 440 mil m2 de área de exposição, o visitante encontrará desde aviões, até sofisticadas soluções para agricultura de precisão, passando por ferramentas, montadoras de veículos, fabricante de pneus, entre outros produtos.

PERDA
O setor do agronegócios potiguar perdeu um dos seus principais líderes, o empresário Leônidas Ferreira de Paul,a vítima de um infarto fulminante, aos 70 anos. Foi presidente da Anorc, do Sindileite e da Federação da Agricultura. Também ocupou o cargo de Secretário da Agricultura e Pecuária do RN e de vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). 

1 –
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) convoca  a comunidade internacional a tomar medidas urgentes diante do retorno de uma das doenças que mais destroem a bananeira, uma ameaça a produção da América Latina. Conhecida como “mal do Panamá” ou murcha por Fusarium TR4 (“Fusariose”), se propagou recentemente em vários países, mas não atingiu a Colômbia ou o Equador, os maiores exportadores da América Latina.

2 – A reação da China às compras de milho geneticamente modificado da indústria dos Estados Unidos, criou um problema comercial.  Os EUA estão impedidos de vender grande parte do principal produto agrícola no seu mercado de mais rápido crescimento, o chinês. Desde meados de novembro, a China vem recusando os carregamentos de milho dos EUA, afirmando que detectou a presença, em alguns deles, de transgênicos desenvolvidos pela Syngenta, que não foram aprovados.

3 –
A Organização Meteorológica Mundial (WMO) informou que foram detectados sinais de um aquecimento do Pacífico tropical, fenômeno conhecido como El Niño, e que mudanças nos padrões climáticos globais deverão acontecer nos próximos meses. As temperaturas da água abaixo das águas do Pacífico equatorial se aqueceram e alcançaram níveis similares aos registrados no início do El Niño. O último El Niño foi registrado de 2009 a 2010, e o mais forte foi entre 1997 e 1998, contribuindo para que 1998 fosse o terceiro ano mais quente da história.

CURSO

A partir deste ano, a Università del Caffè Brazil (UDC) oferece seis novos cursos em uma modalidade inédita desde que iniciou as atividades no Brasil, em 2000: o ensino à distância. O primeiro é de Gestão de Agronegócios, com inscrições abertas e início previsto para 5 de maio, sendo 100% à distância e voltado para pessoas graduadas ou experientes na produção rural. Inscrições no  http://universidadedocafe.com/.  Mais contatos: [email protected] e 11 3818-4005.

SOLO

Para comemorar o Dia Nacional da Conservação do Solo, dia 15 de abril, o Ministério da Agricultura e Pecuária, promoveu em Brasília um debate para tratar dos desafios da agricultura com foco na conservação do solo e da água. A preservação do solo evita a erosão e, consequentemente, o assoreamento dos rios. Além disso, impede o desequilíbrio hídrico e faz com que a água da chuva seja absorvida pelos lençóis freáticos, gerando reserva de água e evitando enchentes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas