terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Ritmo é de acabamentos finais

- Publicidade -

O que está por fazer

Acessos
O único acesso que aparenta estar plenamente concluído até a abertura do aeroporto é o acesso norte da BR-406. Ontem, quando a equipe passou no local, um trecho de cerca de 200 metros da rodovia havia sido interditado para as primeiras construções do viaduto, que ligará a BR ao acesso norte. Um desvio foi construído contornando o estrutura, liberando o tráfego para seguir direto para o acesso ou para retornar à 406.

Os seis quilômetros que separam a BR do centro de controle de tráfego do aeroporto já está sinalizado. A iluminação, segundo a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, também será concluída hoje: ontem foram iniciadas as instalações de sete postos na reta final do acesso, já chegando na BR. A instalação não havia sido sinalizada porque a construtora não havia liberado o trecho para concretagem dos postos, segundo Arthur Gondim, executor de obras da Prefeitura.

#SAIBAMAIS#Já o acesso da RN-160, que passa por dentro de São Gonçalo, foi demarcado, mas não asfaltado. Apenas a estrutura de alguns postes de iluminação foram instaladas no trecho. O acesso sul de Macaíba, pela BR-304, ainda não foi completamente terraplanado, pelo o que a reportagem pôde observar. O acesso cruza duas fazendas e um rio até desaguar na rodovia federal. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, Demétrio Torres, foi procurado para comentar o estágio das obras, mas não atendeu as chamadas nem foi encontrado no DER.

Sinalização
A sinalização dentro do sítio aeroporto, como placas de proibido estacionar, ainda não haviam sido fixadas até o final da manhã de ontem. De acordo com o Consórcio Inframérica, as placas fazem parte dos acabamentos finais, que devem ser concluídos nesta sexta-feira.

O consórcio Inframérica também instalou placas com indicativos sobre como chegar ao aeroporto foram instaladas em 50 pontos da cidade, grande parte nas principais vias, como Salgado Filho, Roberto Freire, Bernardo Vieira e Tomaz Landim. A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante também fixou 12 placas bilíngues no percurso da Tomaz Landim até o aeroporto. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que também fará a instalação de cerca de 200 placas na cidade, até o início da Copa do Mundo, que em Natal tem seu primeiro jogo do dia 13 de junho.

Transporte
O serviço de transporte público ainda não foi completamente fechado. Nos primeiros 15 dias de operação do aeroporto, o Inframérica disponibilizará uma van que fará o percurso entre o Aeroporto Augusto Severo e o Aluízio Alves, dando suporte aos passageiros desavisados.

O DER autorizou, nesta semana, linhas da empresa Tranpolim, que operam em municípios próximos ao aeroporto, a estender o percurso para englobar o terminal. Seis linhas devem ligar o terminal a Ribeira, Zona Sul e centro de Natal e ao centro de São Gonçalo. A passagem custará R$ 2,30.

O Inframérica também pretende instalar um ônibus executivo, que fará o percurso Via Costeira, Ponta Negra e novo aeroporto. Porém, ainda não foi definida a rota exata ou o preço do transporte. Isso porque o consórcio ainda aguarda autorização do DER para contratar a empresa que fará o serviço. Segundo Alysson Paolinelli, presidente do Inframérica, se a autorização não sair até sábado, o consórcio vai assumir a prestação do serviço.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas