sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

RN contabiliza 37 ataques a bancos

- Publicidade -

Na madrugada de ontem – seis dias após o arrombamento do caixa eletrônico do Bradesco em Ielmo Marinho -, uma quadrilha fortemente armada explodiu um terminal de auto-atendimento da agência do Banco do Brasil em Santana do Matos, município da região Central potiguar distante de Natal 194km. Com mais esse, já são 37 os caixas eletrônicos explodidos este ano no Rio Grande do Norte.
Terminal de auto-atendimento da agência do Banco do Brasil em Santana do Matos foi totalmente destruído com ação de dinamites
Pelo menos 15 homens armados, em quatro carros, teriam participado da ação. Eles se dividiram por Santana do Matos e chegaram a trocar tiros com policiais. Ninguém se feriu.

Os bandidos cercaram a unidade da Polícia Militar na cidade e montaram barreiras nas ruas próximas ao banco, cercando, inclusive, a casa onde os policiais dormem.

Ao mesmo tempo em que parte do grupo fazia o cerco, outra posicionava os explosivos na agência de auto-atendimento. Após a explosão, no entanto, os policiais civis que estavam na delegacia da cidade e mais um policial militar que atua na DP foram acionados e, ao chegarem à agência, trocaram tiros com os criminosos.

“Se a polícia não tivesse agido de imediato, eles teriam explodido os cinco caixas. Mas explodiram um e não sabemos o que chegaram a levar”, disse o comandante da unidade da PM local, Walmary Costa.

Os criminosos fugiram atirando em prédios da cidade. Um dos veículos foi localizado no município vizinho, Bodó, região da Serra de Santana. A investigação mobilizou ainda a Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor), que mandou policiais para o local ainda pela manhã, e também o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Até a tarde de ontem, porém, ninguém havia sido preso.

Ielmo Marinho
O crime registrado em Santana do Matos foi o segundo caso de arrombamento de banco no interior do RN em dezembro. Seis dias antes, um bando composto de cerca de dez homens invadiu a pequena cidade de Ielmo Marinho, na região Agreste, distante 54km de Natal, e explodiu o terminal de auto-atendimento do Bradesco. Segundo informações passadas por testemunhas à polícia, nesse primeiro caso os criminosos estavam divididos em três carros.

Parte do grupo se dirigiu à unidade bancária, enquanto outra parte ficou na retaguarda para impedir qualquer reação dos policiais da cidade. Os bandidos colocaram grampos para furar os pneus dos veículos que tentassem persegui-los após o arrombamento do caixa. A quantia levada não foi divulgada.

Até o início de abril deste ano, já haviam sido explodidos 19 caixas no interior do RN. Somente novembro foram sete, sendo cinco no intervalo de uma semana.

Bate-papo – Adson Kepler
Delegado-geral da Polícia Civil do RN 

Como a polícia vem agindo para combater esse tipo de crime?
Várias quadrilhas já foram identificadas. O delegado regional de João Câmara, Nivaldo Floripes, com apoio do GTO (Grupo Tático de Operações da Polícia Militar), prendeu parte de uma quadrilha há cerca de duas semanas. E sábado passado foram feitas duas prisões pela Polícia Militar. 

De onde são essas quadrilhas?
A Deicor já identificou os demais membros dessa última quadrilha que foi presa no sábado passado, em Extremoz. São elementos de vários estados, a maioria deles, ex-presidiários. Tem elemento que já cumpriu pena no Maranhão, no Espírito Santo… foragidos da justiça e que já têm mandado de prisão. Nós estamos caindo em campo para prendê-los.

Já são 37 casos neste ano no RN. O quanto isso preocupa?
Diante de outras unidades da federação, proporcionamente o número de casos não é tão grande, mas para o RN, que é umEstado pacífico, é sim. Temos nos esforçado ao máximo para reduzir essa criminalidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas