sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

RN é o segundo na captação de órgãos

- Publicidade -

Carla França e Leandro Igor  Vieira – repórteres

O Rio Grande do Norte é o segundo Estado que mais capta  órgãos para transplante no Nordeste e o quinto do Brasil. De acordo com dados da Central de Transplantes no ano passado foram realizados, 305 transplantes de córnea, rim, valva cardíaca e medula óssea. A expectativa é que para 2013 esse número seja maior isso porque o RN foi habilitado para realizar transplante de fígado e vai retomar o de coração. Para 2013, a Central de Transplantes também pretende descentralizar a captação de órgãos no Estado com a implantação de dois novos pólos de captação (Mossoró e Caicó).
Expectativa é que o início das cirurgias de transplante de fígado ocorra em três meses
“Esperamos avançar ainda mais nesse sentido com essas medidas. Antes os pacientes que precisavam de fígado, tinham que entrar na lista de espera de outros Estados como a Paraíba porque não tínhamos como fazer o transplante. Nos anos de 2011 e 2012 encaminhamos 83 fígados  e 74 pacientes para outros Estados. Com essa habilitação passaremos a atender os nossos pacientes”, disse a subcoordenadora da Central de Transplantes do RN, Andrea Santos.

Por enquanto, a equipe do Núcleo de Estudos do fígado do Hospital Universitário Onofre Lopes começará a fazer os exames com os pacientes para verificar os que podem ser submetidos ao transplante. A partir de março é que se terá uma ideia da demanda de pacientes.

Atualmente, a maior demanda de pacientes é para o transplante de rins. Na lista, 106 pessoas aguardam a doação do órgão. “A demanda para rim é sempre maior porque os pacientes renais conseguem viver algum tempo sem o órgão, com a ajuda da hemodiálise. Diferente daqueles que precisam de um coração e de um fígado, por exemplo, que não conseguem resistir por muito tempo”, explicou a médica da Central de Transplantes, Suzelle Freitas.

Já o transplante de córneas é o mais realizado no Estado. Ano passados foram 210 procedimentos, em 2011 foram 285. A queda no número de transplantes, segundo Andrea Santos, se deu em virtude do Estado ter conseguido zerar em anos anteriores a lista de espera. Hoje, 69 pacientes esperam por uma córnea.

Todos os procedimentos de transplantes, inclusive aqueles realizados em hospitais particulares, são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No RN, o HUOL e o Hospital do Coração estão habilitados para realizar transplante de rim, o Natal Center faz o de medula óssea, o HUOL e a Prontoclínica de Olhos os procedimentos de córnea, o transplante de valva cardíaca no INCOR, o de fígado será feito no Hospital do Coração, que junto com o INCOR, fará também o de coração.

Orientação

A equipe da Central de Transplante do RN ainda tem dificuldade para conseguir convencer as famílias a doarem os órgãos dos entes falecidos. No ano passado, houve recusa em 55% dos casos, em 2011 esse percentual foi de 40%.

“Vamos desenvolver este ano um projeto de educação continuada nos postos da rede básica de Natal. A ideia é trabalhar a cultura da doação de órgãos antes do momento do luto. Assim acreditamos que a quantidade de recusa será menor”, diz Andrea Santos.

Hoje o perfil de doadores são homens em idade entre 18 e 30 anos. Esse perfil mudou nos últimos cinco anos quando a maior incidência de doadores eram pessoas mais velhas. Não existe idade máxima para ser doador de órgão. Já a idade mínima está em torno dos dois anos.

Para mais informações, os telefones da Central de Transplantes do RN são: 3232-7545 / 3232-7620.

Transplante de fígado será feito a partir deste ano

O Rio Grande do Norte foi habilitado pelo Sistema Nacional de Transplantes para ter um Centro de Transplante de Fígado, que funcionará no Hospital do Coração e atenderá a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares.

De acordo com Rodrigo Furtado, a habilitação foi concedida na primeira quinzena de dezembro de 2012 e passou por três fases: avaliação técnica regional, que indica se a região necessita de um novo centro de transplante; documentação do hospital interessado listando toda a estrutura e os critérios técnicos disponíveis; e visita técnica in loco para avaliar as condições do hospital.
Segundo Rodrigo Furtado o hospital está realizando o treinamento da equipe e capacitando os profissionais, que estão visitando os grandes centros nacionais de transplantes para trocar experiências.

“Acreditamos que no final do primeiro trimestre deste ano já iremos começar os primeiros transplantes de fígado no estado”, disse Rodrigo Furtado.

Fígado

Desde 2008 o RN não realiza cirurgia para transplante de fígado e os pacientes que necessitam do procedimento são encaminhados para outros estados. De janeiro a junho de 2012 a Central de Transplantes encaminhou 11 pacientes para transplante hepático em centros como Pernambuco e Ceará. Neste mesmo período o estado captou 19 fígados, todos ofertados a Central Nacional de Transplantes e destinados a Pernambuco (09), Ceará (06), Paraíba (03) e Espírito Santo (01).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas