sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

RN espera estimular turismo em parceria com a Alemanha

- Publicidade -

Troca de experiências, intercâmbio de conhecimentos e de divulgação das potencialidades turísticas. Estes foram os três pilares da missão empresarial potiguar, comandada pela Fecomércio RN, que esteve entre os dias 5 e 15 de setembro visitando os estados alemães de Baden-Würtemberg e Renânia Palatinado. De acordo com a Federação, há possibilidade de criação de um fluxo turístico entre Alemanha e o RN e de projetos de troca de experiências e conhecimento em áreas como capacitação profissional, planejamento e turismo.

“Foi uma missão muito proveitosa. O que vimos foram destinos e ideias consolidadas, frutos de grande planejamento. Temos muito o que aprender com eles. Tenho certeza de que o Rio Grande do Norte ganhará muito com esta nova parceria, em uma área que tem uma importância capital para nossa economia que é o turismo”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes de Queiroz, que chefiou a missão.

A comitiva potiguar visitou 13 cidades dos dois estados alemães. O foco central da missão foi conhecer as potencialidades turísticas e roteiros pouco explorados pelos brasileiros. O intuito é promover no RN uma divulgação deles. Em contrapartida, os alemães deverão enviar, entre novembro deste ano e abril de 2015, uma comitiva ao Rio Grande do Norte que irá conhecer nossos atrativos e divulgá-los entre os alemães.

“Pretendemos criar um fluxo de turistas que possa viabilizar a implantação de uma ligação direta entre a Alemanha e o RN. Hoje, esta ligação já existe para os estados de Pernambuco e Ceará”, ressalta Marcelo Queiroz.

Qualificação
Outro fruto esperado dessa viagem é um intercâmbio entre alunos do Senac e alunos alemães da área de Turismo. A Renânia mantém centros de formação de mão de obra para o setor, com destaque para as áreas de Gastronomia e Enologia e a ideia é que os alunos do Senac possam participar de cursos nestes centros, como um complemento de suas formações.  Da mesma forma, o Senac receberia alunos alemães.

Entre os exemplos que poderiam ser seguidos pelo Rio Grande do Norte está também a forma como foi utilizado um aeroporto desativado, onde foi instalado o Museu Tecnológico de Speyer. O museu – que recebe cerca de um milhão de visitantes por ano – é, segundo a Fecomércio, um exemplo de uso para o Augusto Severo, no RN, que foi desativado. Nele, há aviões de várias épocas, helicópteros, locomotivas, barcos, submarinos. Há ainda, no museu, relíquias de épocas de guerra.

Participaram da comitiva membros do Sistema Fecomércio, representantes de entidades potiguares ligadas ao turismo e o  cônsul Honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas