quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

RN – Portal das Américas

- Publicidade -

Kleber Cavalcante de Sousa [ administrador, professor e escritor ]

Uma das grandes características destes novos tempos é a maior mobilidade das pessoas e das organizações. As pessoas se deslocam com muita mais facilidade em busca de melhores condições para se viver e para executarem suas atividades profissionais. Já as empresas se instalam hoje nas regiões que oferecem as melhores condições de infra-estrutura, logística, maior oferta de mão-de-obra, e de materiais primas. Assim observa-se que as regiões do planeta que conseguem oferecer as melhores condições são as mais capazes de atrair grandes investimentos e grandes organizações, que ao se instalarem nestas regiões contribuem de forma importante para o desenvolvimento regional. As regiões que possuem mão-de-obra qualificada, estrutura logística adequada, mercado consumidor forte, estabilidade social, econômica e política são consideradas as ideais por estas organizações.

Neste contexto, o Brasil tem implementado estratégias objetivando adquirir as condições ideais para atrair investimentos, quer sejam através da instalação das indústrias e empresas modernas de tecnologia, quer seja através da indústria do turismo. O sucesso destas ações contribui para gerar emprego, renda, e o desenvolvimento regional.

O Investimento na infra-estrutura do País é fundamental para o alcance desta condição adequada. O Brasil em décadas passadas fez escolhas erradas do ponto de vista logístico, priorizando a criação de rodovias e concentrando a produção apenas nas regiões sul e sudeste. Hoje, observa-se um grande esforço do governo visando recuperar o tempo perdido, e buscando criar novos pólos de desenvolvimento, aproveitando as potencialidades regionais.

Investimentos em infra-estrutura é uma importante estratégia governamental para tornar o País mais atrativo para investimentos e capaz de gerar riquezas para a sua população, contribuindo de forma efetiva para diminuir as diferenças regionais. A localização geográfica do Nordeste Brasileiro, e em especial do Rio Grande do Norte sempre foi destacada como um dos grandes diferenciais de nosso estado, e que favoreceria o desenvolvimento econômico do RN, fato este que por fatores diversos, não se concretizou, mas que agora vem sendo o principal tema das discussões e ações dos nossos agentes públicos, que tem percebido que através de ações articuladas podem  construir condições necessárias o desenvolvimento. Evidencia-se aí algumas obras estruturantes, como por exemplo : O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a duplicação da BR 101, a duplicação da BR 304(projeto), a ampliação do Porto de Natal(projeto), a criação do instituto do Cérebro, a criação das ZPEs de ASSU e MACAÍBA , a criação dos parques eólicos no litoral e no sertão central e a expansão das IES- Instituições de Ensino Superior no RN (UFERSA, A UFRN, IFRN) demonstra este excelente momento favorável que se vive no Rio Grande do Norte. Apesar deste trabalho concentrado em prol de tornar o Rio Grande do Norte mais atrativo aos investimentos nacionais e externos, ainda percebo uma carência muito grande em investimentos na qualificação profissional da população para poder aproveitar este grande momento em que estamos vivendo e que viveremos em breve.

Excetuando-se o trabalho de expansão das Instituições de ensino Superior instaladas em nosso estado, não identifico nenhuma ação importante articulada pelos órgãos responsáveis  para qualificar os jovens e preparar aqueles que estão fora do mercado de trabalho para aproveitarem estas oportunidades que estão surgindo, com a expansão da economia e com os investimentos na infra-estrutura de nosso estado. Nossa população precisa ser preparada para estar apta a participar e entrar neste mercado de trabalho, que ora surge, com novas profissões, que se utilizam de novas tecnologias, e em especial as ligadas a área de logística, visto que estas ações na infra-estrutura de nosso estado contribuem de forma importante para que o Rio Grande do Norte venha a ser a porta de entrada de pessoas e cargas na América do Sul. 

Acredito que o sucesso das estratégias implementadas para tornar o Rio Grande do Norte a porta da América do Sul, passa essencialmente pela qualificação profissional, e isto exige a formação de profissionais para atuar nas áreas de inteligência logística, tecnologia da informação, gestão de suprimentos, entre outros. Neste novo cenário que surge será preciso que as pessoas sejam mais competitivas, mais produtivas e mais suscetíveis as mudanças, sendo mais capazes de empreender e usar a criatividade em prol de encontrar soluções para os problemas do dia-a-dia do seu trabalho. Portanto, vislumbro um cenário de muitas oportunidades de trabalho e de renda, mas com pouca gente qualificada para as melhores posições, pois percebo que as pessoas não estão se qualificando, e os governos não estão estimulando neste sentido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas