terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

RN sedia Simpósio de Energia Solar

- Publicidade -

Com vistas ao aperfeiçoamento do processo de geração e produção de energia solar, o Sistema Fiern, por meio do Senai-RN, promove o I Simpósio Brasil-Alemanha de Energias Renováveis (Baer) sobre “Energia solar fotovoltaica: tecnologia, oportunidades, barreiras a serem superadas, facilitadores e melhores práticas”. O evento será realizado nos dia 19 e 20 de maio, no auditório do CTGAS-ER.
Hotel em Natal: Empresas do setor estão entre as poucas que usam energia solar no estado
Durante dois dias, pesquisadores, gestores, investidores e fabricantes de parques solares estarão em Natal para discutir a conjuntura do desenvolvimento tecnológico e a massificação do uso de sistemas fotovoltaicos na Alemanha, com o objetivo de aplicar as lições aprendidas para o desenvolvimento de uma indústria solar no Brasil.

#SAIBAMAIS#A ideia, explica o diretor do Senai-RN, Afonso Avelino, é caracterizar o ambiente brasileiro, em especial o Nordeste e potiguar para identificar os direcionadores que sejam úteis ao governo, indústria e academia. “Haverá uma série de palestras com pesquisadores e empresários sobre a importância da exploração desse tipo de energia, com fabricantes falando sobre tecnologias, além de termos instituições financeiras que poderão fazer esse elo e atrair novos investidores para o Rio Grande do Norte”, frisou.

“Esperamos que este evento possa ajudar a delinear o desenvolvimento da indústria nacional na cadeia produtiva de energia solar fotovoltaica no Brasil”, enfatiza o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert.

RN
Em médio prazo, o Rio Grande do Norte deverá presenciar a instalação de parques solares – áreas recobertas por painéis fotovoltaicos que captam a energia do sol e a transformam em eletricidade, cuja energia é integrada à rede de produção do país. Além dos parques, outra iniciativa inovadora é a geração de energia solar em residências, com placas instaladas sobre casas e prédios, que poderá ser revertida na conta de luz.

Com mais de 300 dias de sol por ano e baixa ocorrência de formação de nuvens, o Rio Grande do Norte é um dos Estados com maior potencial solar do país. Apesar da abundância, ainda não há exploração em larga escala no Estado deste tipo de energia. “O uso ainda é restrito a construção civil e por hotéis e pousadas, como forma de reduzir custos com energia elétrica. Precisamos ampliar e para isso é necessário novas tecnologias e investimentos”, observou Avelino.

O simpósio terá foco na prospecção de energia solar fotovoltaica (transformação de energia luminosa em energia elétrica) e de oportunidades conjuntas entre Brasil e Alemanha – países com potencial e recursos significativos – e desponta como oportunidade para troca de tecnologias e investimentos diretos em novos projetos, em um segmento cujo crescimento está em franca expansão.

Entre os palestrantes estão o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, e o diretor do Instituto Alemão Fraunhofer-Institut für Solare Energie system, Prof. Dr. Eicke Weber, que ministra palestra sobre “Potencial solar desperdiçado no mundo e as contribuições da experiência alemã para o desenvolvimento de novos projetos”.

A metodologia sobre o sistema de compensação de energia através da micro e minigeração distribuída no Brasil, análise de custos em sistemas fotovoltaicos e suporte aos empreendedores em sistemas fotovoltaicos será apresentada em painel, pelo vice Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do CTGAS-ER, Flávio Azevedo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas