quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

RN soma 1.005 assassinatos este ano

- Publicidade -

Rafael Barbosa – repórter

O Rio Grande do Norte tem uma média de 3,94 homicídios por dia, num total de 1005 casos de assassinatos praticados de janeiro até ontem. Os dados são do setor de Estatística da pasta de Segurança e Defesa Social do Governo e do Instituto Técnico-Científico de Polícia, disponibilizados diariamente no site do órgão.
Local onde mãe e filho foram executados por volta das 21h da quarta-feira passada, em Cidade Nova
#SAIBAMAIS#Esses números dizem respeito aos crimes contra a vida de um modo geral, envolvendo latrocínios, homicídios, lesão corporal seguida de morte, quando a vítima morre no hospital, e morte em confronto com a polícia. Em todo o ano passado, o quantitativo foi de 1219, numa média diária de 3,33 assassinatos. Restando ainda mais de três meses para o fim de 2013, o Estado já alcança o percentual de 82,4% do número de assassinatos registrados em 2012.

Os índices demonstram a escalada da violência no Estado. Em matéria publicada em 17 de agosto, a TRIBUNA DO NORTE informou, também através das estatísticas da Sesed, que 936 pessoas haviam sido assassinadas até aquele dia. De lá até aqui, foram mais 75 crimes desse tipo pelo RN, e seis deles aconteceram somente entre a noite da quarta-feira e a manhã de ontem. E o pior: a maioria permanece sem resolução.

O problema da falta de estrutura, diversas vezes relatado pelos delegados de polícia, ainda atrapalha nas investigações e foi agravado nos últimos 36 dias, com a greve de agentes escrivães da Polícia Civil. Durante a paralisação, os locais de crime de assassinato estão sendo vistos pelas Delegacias de Plantão, que colhem as primeiras informações e encaminham os casos às DPs distritais, onde os inquéritos permanecem parados.

Ana Cláudia Saraiva, presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol), destacou que a insuficiência de pessoal é o maior problema enfrentado pela categoria. “A criação da Divisão de Homicídios é fundamental para frear esses números, ainda mais com a saída da Força Nacional do nosso estado”, opinou Ana Cláudia. A delegada se refere ao projeto anunciado como “principal ação” pelo secretário Aldair da Rocha quando ele assumiu a Sesed.

A última informação que se tem sobre o andamento do projeto é de que o Governo do Estado assinaria o convênio do programa “Brasil Mais Seguro”, do Governo Federal, para conseguir a implementação. No entanto, nada saiu do papel. O titular da Sesed, Aldair da Rocha, foi procurado pela reportagem, e informou que o Ministério da Justiça aceitou a reformulação do cronograma de execuções do Brasil Mais Seguro. “Na terça que vem vou a Brasília e vamos acordar esse cronograma”, informou o secretário. Aldair da Rocha garantiu que a partir deste momento se terá uma ideia mais concreta acerca da Divisão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas