quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

RN terá três aeroportos na Copa

- Publicidade -

Quatro aeroportos e aeródromos potiguares (pequenos aeroportos, de importância regional, que atendem principalmente jatinhos) receberão voos durante a Copa de 2014: o de São Gonçalo do Amarante, o Augusto Severo, a Base Aérea de Natal e o aeroporto de Mossoró. 
O Aeroporto Augusto Severo continuará recebendo voos comerciais, mesmo com o de São Gonçalo pronto
A lista, elaborada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e apresentada no final de setembro ao Grupo Executivo da Copa (Gecopa), prevê que os aeroportos sejam destinos de voos nacionais, internacionais, além dos VIPs e jatinhos – o fluxo será distribuído de acordo com as características dos voos. Em caso de necessidade, o estado também poderá receber voos que teriam como destino os aeroportos de Recife (PE) e Fortaleza (CE). O planejamento, que também inclui as outras cidades-sede, foi realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa.

A possibilidade de operação simultânea dos aeroportos Augusto Severo e de São Gonçalo do Amarante – que chegou a causar polêmica no estado, no ano passado – não é descartada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o Augusto Severo.

A Infraero não participou da reunião em que a lista de aeroportos de destino e alternativos para a Copa foi apresentada, mas afirmou ontem à TRIBUNA DO NORTE que “é perfeitamente possível operacionalizar essa proposta – de usar mais de um aeroporto potiguar – se assim for definido”.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Aviação Civil, que ainda poderá ser alterado, segundo a assessoria de comunicação, no estado, os voos domésticos e internacionais serão direcionados para os aeroportos de São Gonçalo do Amarante e Augusto Severo – que também receberá jatinhos. Os voos considerados VIP (autoridades, delegações ou chefes de Estado) serão direcionados para a Base Aérea, em Parnamirim. Já os jatinhos serão direcionados ao aeroporto Augusto Severo, ao de Mossoró e a Base Aérea.

CRITÉRIOS

Para a aviação regular, os critérios de seleção de aeródromos públicos levaram em consideração atributos como: distância com raio de até 250 quilômetros da cidade sede dos jogos, a existência de um terminal de passageiros e de uma pista de pouso com mais de 1.500 metros. Assim, no caso de alguma condição meteorológica adversa ou por motivos de gerenciamento de locais para estacionamento, a aeronave poderá aguardar ou pernoitar em um aeroporto alternativo, explicou a Anac, em nota publicada no site.

No caso da aviação geral (jatinhos), foram selecionados aeródromos, públicos ou não, com raio de até 500 quilômetros de distância das cidades sedes. Além disso, foram observados ainda critérios como pista com mais de 1.300 metros e com resistência superior a PCN 7 (classificação de resistência do pavimento da pista).

O planejamento apresentado pela SAC prevê que, em caso de necessidade, os aeroportos do Rio Grande do Norte recebam também voos que teriam como destino as cidades de Recife e Fortaleza.  O aeródromo de João Pessoa também poderá receber jatinhos que virão para Natal, se necessário.

Projeto pendente

O Consórcio Inframérica espera concluir o terminal de passageiros em São Gonçalo do Amarante até março de 2014. Mas para isso,  terá que obter a aprovação dos projetos junto à Anac. A Agência concluiu a análise do projeto no último dia 29, mas encontrou falhas na documentação e enviou o projeto de volta para a concessionária. “Ao analisar o Projeto Básico do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no fim da última semana, a Anac identificou a ausência de alguns documentos e solicitou à concessionária a complementação do material entregue. Para isto, foram concedidos mais 15 dias, a contar da data de recebimento do ofício pela empresa. Após esse prazo, a área técnica da Agência receberá os documentos e terá mais 15 dias para análise, contados de acordo com a data de recebimento no protocolo da Anac”, informou através da assessoria de comunicação. O atraso, segundo informou a assessoria, não atrapalha a execução das obras, iniciadas no início desse ano. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que pode financiar até 80% da construção, ainda não informou se financiará a obra. 

São Gonçalo vai receber a demanda, diz Infraero

Apesar de enxergar a possibilidade de operação simultânea dos dois aeroportos, a Infraero lembra que “está programado que o novo complexo aeroportuário de São Gonçalo do Amarante estará pronto e em funcionamento para receber a demanda da Copa de 2014”. O acordo firmado entre a Anac e o consórcio Inframérica  – que determinava que o aeroporto de São Gonçalo seria o único a operar voos comerciais durante o Mundial de Futebol – não mudou, segundo a estatal. O Inframérica arrematou em leilão a concessão do novo aeroporto do estado.

 “Haverá um período de transição das operações do Augusto Severo para o de São Gonçalo. Em seguida, o Augusto Severo deixará de operar aviação comercial. Não há previsão, no momento, de operações simultâneas  durante o evento”, informou a Infraero, em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE, ontem. Não foi informado quanto tempo vai durar o “período de transição”.

A possibilidade de simultaneidade das operações dos dois aeroportos já havia sido levantada em novembro de 2011 e gerou polêmica no estado. À época, o diretor executivo da Engevix – uma das empresas integrantes do consórcio Inframérica, Gerson Almada, disse que a operação simultânea contrariaria o acordo firmado com a Anac e traria prejuízos. “Manter a operação comercial do Aeroporto de Parnamirim (o Augusto Severo) vai de encontro ao que está previsto no contrato e atrapalha os planos para o Aeroporto de São Gonçalo”, afirmou Almada, que renunciou recentemente ao cargo de diretor do consórcio. Na época em que deu a declaração, o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, afirmou que o contrato não previa a possibilidade de operação simultânea dos aeroportos, mas que “isto podia ser negociado”.

Na mesma ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini chegou a defender a manutenção das operações do Augusto Severo mesmo após a conclusão do aeroporto de São Gonçalo.

A equipe de reportagem entrou em contato com Gerson Almada, José Antunes Sobrinho, o principal executivo do consórcio, e  Antônio Droghetti, diretor comercial da concessionária, para repercutir o posicionamento da SAC, de manter mais de um aeroporto com possibilidade de uso durante a Copa, mas eles não atenderam as ligações.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas